24 JUL 2023
Betim promove mutirão de cirurgias de otorrinolaringologia
Procedimentos serão realizados em agosto; objetivo é reduzir a fila expectante

A Prefeitura de Betim promoverá, em agosto, um mutirão de cirurgias de otorrinolaringologia, especialidade responsável pelo cuidado e tratamento do sistema respiratório, que envolve ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço. Inicialmente, serão atendidas 181 crianças de 0 a 12 anos, que aguardam pela realização de procedimentos como adenoidectomia, amigdalectomia, turbinectomia e septoplastia. As cirurgias serão realizadas aos sábados e domingos, no Hospital Público Regional de Betim, a partir de 12 de agosto. O mutirão vai possibilitar reduzir a fila expectante de crianças para a especialidade.

Antes de realizar o procedimento, os pacientes deverão passar por consultas médicas pré-cirúrgicas, que serão agendadas pela Diretoria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, a partir de 1º de agosto. Após a avaliação médica e identificada a necessidade de cirurgia, a criança será encaminhada para exames pré-cirúrgicos e consulta com anestesista. Se estiver apta a passar pelo procedimento, ela terá a cirurgia agendada pela Diretoria de Regulação, que fará contato com a família da mesma.

“É importante que os usuários mantenham seus dados atualizados nas Unidades Básicas de Saúde, pois é por meio desses registros que a equipe da Regulação entrará em contato para os agendamentos”, alertou o diretor de Regulação, Controle e Avaliação, Cristiano Abreu.

A prefeitura está se organizando também para atender adolescentes e adultos que aguardam por cirurgias de otorrinolaringologia. O processo para a contratação do prestador para a realização dos procedimentos está sendo iniciado e, em breve, as pessoas acima de 13 anos também serão atendidas.

“A Secretaria Municipal de Saúde vem somando esforços para promover uma assistência integral e de qualidade para os usuários da rede SUS Betim. Estamos tratando com prioridade questões que impactam diretamente na qualidade de vida dos pacientes, como as cirurgias de otorrinolaringologia”, completou Cristiano Abreu.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024