Veterinários e auxiliares da Superintendência de Proteção Animal (Sepa) de Betim participam, nesta quinta-feira (13), às 14h, de um treinamento prático para o resgate de animais vítimas de maus-tratos, acidentes e tragédias ambientais. A capacitação tem como objetivo garantir a segurança dos bichinhos durante o salvamento. Ao todo, 12 profissionais participarão do treinamento, que será realizado na sede da Sepa, localizada no Parque de Exposições David Gonçalves Lara - Rua do Rosário, 1840 - Angola.
A qualificação é oferecida pelo Grupo de Resgate Técnico Animal - vinculado à Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa Minas) e ao Uni-BH. “Por meio do trabalho incansável e da solidariedade de muitas pessoas, os animais resgatados têm a oportunidade de se recuperar, encontrar um lar amoroso e viver uma vida digna. O salvamento de animais vítimas de maus-tratos, acidentes ou tragédias ambientais é um lembrete de que todos nós podemos fazer a diferença na vida desses seres vulneráveis e construir um mundo melhor”, ressalta a superintendente de Defesa Animal, Roberta Cabral.
Resgate
As operações de resgate envolvem uma série de atividades, como localizar, capturar e transportar os animais em segurança para abrigos ou centros de reabilitação. Muitas vezes, os resgatados estão traumatizados, feridos ou precisam de cuidados veterinários urgentes. Por isso, são prestados os cuidados necessários para garantir sua recuperação física e emocional. Os salvamentos proporcionam uma nova chance de vida para os animais e também promovem educação e conscientização à sociedade sobre a importância do respeito e da proteção aos animais. “Vale ressaltar que as equipes de resgate animal em Betim são formadas por voluntários e profissionais especializados, que entram em ação para salvar vidas”, pontua Roberta Cabral.