A Prefeitura de Betim inicia, na segunda-feira (26), os atendimentos no setor de pediatria do Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc). A unidade será referência para o atendimento de crianças consideradas de alto risco que precisam de um acompanhamento especializado. O espaço, que foi totalmente adequado para receber crianças, conta com oito consultórios médicos, sala de espera própria com decoração lúdica, duas enfermarias, além de banheiros infantis.
Conforme explica o Diretor Operacional da Saúde, Nilvan Baeta, os atendimentos do Cimuc são destinados a crianças de até 12 anos em condições crônicas graves, que demandam um acompanhamento especializado da equipe multiprofissional. Fazem parte da equipe as especialidades de pediatria, enfermagem, psicologia, assistência social e nutrição. “Os atendimentos de rotina das crianças continuam sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O setor de pediatria do Cimuc receberá as crianças que forem encaminhadas pelas UBSs e as consultas serão agendadas por meio da Diretoria de Regulação”.
A pediatria do Cimuc abrigará também o Serviço de Referência ao Recém Nascido de Alto Risco (Serenar), que atualmente está instalado no Centro Materno-infantil. O Serenar acompanha recém-nascidos que possuem algum fator de risco como prematuridade, baixo peso, doença genética, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, internação hospitalar prolongada, dentre outras condições. Profissionais especialistas acompanham os bebês após a saída da neonatologia durante o primeiro ano de vida, cooperando com a rede de saúde no planejamento do cuidado e da assistência a essas crianças.
“O setor de pediatria do Cimuc foi preparado com muito carinho e conta com um ambiente mais confortável e acolhedor para receber as crianças que sofrem com alguma condição de saúde grave. Queremos atender cada vez melhor mulheres e crianças do nosso município”, afirma a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.
Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc)
Inaugurado em 28 de setembro de 2022, o Cimuc já oferece os serviços de saúde da mulher, como consultas com ginecologistas e mastologistas, além dos serviços de pré-natal de alto risco e exames de ultrassom ginecológicos e de mama.
Na Sala Rosa do Cimuc, as mulheres que tiveram diagnóstico positivo para o câncer de mama ou de colo de útero são acolhidas e recebem apoio multiprofissional, com orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre o diagnóstico e o encaminhamento para o tratamento.