12 JUN 2023
Betim promove seminário sobre o Aleitamento Materno

A Prefeitura de Betim promove, nesta quarta-feira (14), das 8h às 17h, o seminário “Unidade Captadora de Mães Doadoras - Banco de Leite Humano e Unidades Básicas de Saúde de Betim juntos em prol do aleitamento materno”. O objetivo é capacitar os profissionais da rede municipal de saúde para a promoção do aleitamento materno, além de sensibilizar e captar  mães doadoras de leite humano. O seminário é aberto aos profissionais da enfermagem da rede SUS Betim, professores e alunos dos cursos da área da saúde. As inscrições podem ser feitas pelo link https://encurtador.com.br/fklNW.

“O apoio dos profissionais de saúde é determinante para que as mulheres decidam pelo aleitamento materno e pela doação do leite excedente. Nosso objetivo é capacitar profissionais e estudantes da área da saúde para fortalecer e promover o aleitamento materno em toda a sociedade. Além disso, com as equipes assistenciais capacitadas, as Unidades Básicas de Saúde se transformarão em unidades captadoras de doadoras de leite humano”, explica o diretor operacional da Saúde, Nilvan Baeta.

O aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento do bebê, pois previne diarreias, infecções respiratórias, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis na idade adulta. A amamentação também amplia  o desenvolvimento intelectual da criança e contribui para a prevenção ao câncer de mama e à obesidade pós-parto nas mães.

O Banco de Leite Humano de Betim recebe as  doações das mães que amamentam e têm leite excedente. Esse leite é pasteurizado seguindo um  controle de qualidade que abrange o recebimento do leite doado cru, o processamento, o armazenamento e a distribuição.

A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais do Centro Materno-infantil de Betim, além de proporcionar a eles um desenvolvimento mais saudável por toda a vida.

Seminário “Unidade Captadora de Mães Doadoras - Banco de Leite Humano e Unidades Básicas de Saúde de Betim juntos em prol do aleitamento materno”
Data: 14 de junho de 2023
Local: auditório da Prefeitura de Betim
Inscrições:
Programação:
8h: recepção e credenciamento
8h30: abertura
9h: “O Banco de Leite Humano de Betim”, por Liliam Rocha dos Santos
9h30: “Promoção do aleitamento materno e doação de leite humano”, por Cláudia Gonçalves de Oliveira
10h30: “Fortalecimento da amamentação na Atenção Básica à Saúde”, por Renata Mello
11h30: abertura para discussão
12h: encerramento