12 MAI 2023
Betim participa da 21ª Semana Nacional de Museus

“Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. Esse é o tema da 21ª Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio. Em Betim, as atividades no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo vão integrar a programação nacional juntamente com mais de 1.100 museus e instituições culturais e educativas em todo o Brasil.

A programação inclui a exposição artística “Arte e Sustentabilidade” com telas e instalações produzidas pelo Grupo Ciclos da Arte, composto por cinco artistas de Betim. A exposição poderá ser visitada entre os dias 15 de maio e 2 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Na quinta-feira (18), o Museu Paulo Araújo recebe a atividade  “Encontro no museu: Contribuições, experiências e continuidade”, que promoverá uma conversa entre funcionários, memorialistas e público visitantes sobre a importância dos espaços museais da cidade e apresentar perspectivas para o futuro. Haverá ainda duas palestras com os temas “A função do museu da cidade. Acervos e exposições” e “A importância do plano museológico. Criação e aplicação”. As atividades começam às 19h.

21ª Semana Nacional de Museus - “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”

Local: Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, avenida Amazonas, 115, Centro, Betim

- Exposição Artística “Arte e Sustentabilidade”

De 15 de maio a 2 junho

Horário de visitação: De segunda a sexta, das 9h às 17h.

Entrada Gratuita.

- Encontro no museu: Contribuições, experiências e continuidade.

Dia: 18/05/2023

Entrada Gratuita

19h – Solenidade de abertura

19h30 - Palestra I: A função do museu da cidade. Acervos e exposições.

Palestrante: Natália de Oliveira Rocha, estudante do 7º período do curso de museologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

20h - Debate.

20h20 - Palestra II: A importância do plano museológico. Criação e aplicação.

Palestrante: Lalleska Paolla Nogueira Dias, estudante do 8º período do curso de museologia da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

20h50: Debate.