26 ABR 2023
Filarmônica de Minas Gerais celebra 15 anos de história na Praça Milton Campos
As manhãs de domingo ficam ainda mais especiais ao som da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Neste domingo (30), a Filarmônica celebra suas 15 primaveras musicais presenteando Betim com uma bela apresentação gratuita na Praça Milton Campos, às 11h. A apresentação será a primeira da série “Filarmônica na Praça”, sob a batuta do maestro José Soares.

A Orquestra promete levar ao público grandes clássicos da música universal e da música sinfônica brasileira. O maestro José Soares conta que o concerto vai proporcionar muita emoção, num grande passeio pelo repertório brasileiro e internacional. “Estamos muito felizes de voltar a Betim com um programa que terá duas partes. Vamos começar com grandes clássicos da música orquestral, com temas que certamente todos vão reconhecer, como a ópera Carmen de Bizet e a marcha Pompa e Circunstância de Elgar; o encantamento que virá com a valsa de A bela adormecida de Tchaikovsky e a alegria do animado Cancã de Jacques Offenbach”.
A segunda parte, revela José Soares, “traz para o Brasil, em uma homenagem que Cyro Pereira faz ao compositor norte-americano George Gershwin, que completa 125 anos em 2023; em seguida, teremos o Batuque de Lorenzo Fernandes, o Mourão do Guerra-Peixe e o Corta-jaca de Chiquinha Gonzaga. Depois desse longo passeio pelo Brasil, voltamos a Minas Gerais com uma orquestração de Nelson Ayres para a obra Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Vai ser impossível não se emocionar e se divertir ao mesmo tempo”, conclui o maestro.

“É uma honra para Betim receber, mais uma vez, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que sempre nos presenteia com belíssimos concertos. É também uma enorme satisfação para nós sermos parceiros apoiadores da realização desse evento que promove à população boas experiências com a música clássica”, pontua o secretário municipal de Arte e Cultura, Ubiratan Santana.

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, pelo Governo de Minas Gerais e pelo Instituto Unimed-BH, com realização do Instituto Cultural Filarmônica e com apoio da Prefeitura de Betim e do Circuito Liberdade.

Filarmônica na Praça
Praça Milton Campos, às 11h