03 ABR 2023
CULTURA
Círculo de leitura Tertúlia Literária completa dez anos com encontro especial em Betim

O projeto Tertúlia Literária, que reúne pessoas periodicamente para falar de suas experiências de leituras a partir de um tema pré-selecionado, está completando dez anos em Betim. A iniciativa, que, durante algum tempo foi mantida por particulares, volta a receber o apoio da prefeitura e, neste ano, para celebrar sua 10ª edição, será realizada de forma especial pela Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult). O encontro entre os leitores ocorre nesta quarta-feira (5), às 19h, na Casa da Cultura, em evento aberto à população - mesmo para quem não for participante do projeto. O tema do círculo será o livro “Tudo é Rio”, da escritora Carla Madeira, abordando o tema “O feminino na literatura”.

“Neste ano, por ser uma edição comemorativa, o Tertúlia fará uma retrospectiva dos temas que já foram lidos ao longo dos dez anos do projeto”, explica a coordenadora do projeto e bibliotecária da Secult, Eni Alves Rodrigues.

“Outra novidade deste ano é o formato híbrido, ou seja, os encontros do Tertúlia serão realizados nas modalidades presencial e online simultaneamente”, detalha Eni Rodrigues. “De 2020 a 2022 o Tertúlia foi online, em razão da pandemia da covid-19. Apesar dos desafios, essa experiência com participação remota acrescentou muito ao projeto e, por isso, em 2023, o Tertúlia será realizado em formato híbrido”, conta a coordenadora. Quem desejar poderá acompanhar a transmissão por meio de uma live no perfil @betimcult.

A participação nos próximos encontros será exclusiva para os inscritos no projeto. Para participar do círculo de leitura, basta apenas preencher o formulário que está no link https://forms.gle/oJjnpxsd4oC7orLz5. Não é necessário ter realizado a primeira leitura para participar da edição de 2023. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail tertuliabetim@gmail.com ou via whatsapp, pelo número (31) 9891-9934.

“Se o ato de ler é solitário, compartilhar a leitura é um prazer que une pessoas, amigos e também profissionais. O Tertúlia Literária, além de promover o crescimento do leitor e contribuir com a formação da bagagem cultural dos participantes, também é uma agradável reunião de amigos para conversarem sobre um tema, sobre um livro. É um projeto muito especial, gratuito e, por isso, quem tem 18 anos ou mais está convidado a participar”, ressalta o secretário de Arte e Cultura, Ubiratan Santana.

Sobre o Projeto

O Tertúlia Literária foi criado por iniciativa dos servidores da Biblioteca Pública Leonor Aguiar Batista, em 2014, em Betim. Inicialmente, o projeto foi realizado pela prefeitura e, depois, completou a sua longevidade por meio de iniciativas particulares. A partir desta 10ª edição, o Tertúlia será realizado com apoio da Secult. O público-alvo do projeto são leitores maiores de idade. Nesses encontros mensais, realizados sempre à noite, são compartilhadas as experiências de leituras dos participantes com a intervenção de um mediador, que geralmente é um escritor, um estudioso da obra trabalhada no momento, um professor de literatura ou um leitor mais experiente.

Cada ano é escolhido um tema a ser trabalhado e, dentro desse tema, são escolhidos oito livros, que são abordados em oito encontros. “As obras são cuidadosamente escolhidas para que o Tertúlia possa promover o crescimento de um leitor iniciante para um leitor mais experiente e mais fluente na literatura. Além disso, o projeto também procura contemplar os profissionais da leitura de Betim, seja convidando para a mediação, seja escolhendo livros de autores betinenses para compor os encontros”, explica  Eni Alves Rodrigues.