16 FEV 2023
Operação Betim Mais Limpa remove publicidade irregular no município

Uma ação da Prefeitura de Betim, coordenada entre a Defesa Civil e a Guarda Municipal, com o apoio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), removeu cerca de 460 faixas, placas e demais materiais de propaganda afixados indevidamente nas ruas, praças e avenidas do município. A iniciativa, que ocorre sempre ao longo dos meses, foi intensificada entre a última terça-feira (14) e esta quinta-feira (16). A ação Betim Mais Limpa busca promover a conscientização de moradores e comerciantes sobre a poluição visual e os riscos para pedestres e motoristas decorrentes desse tipo de estratégia publicitária.

“A cidade estava muito poluída, então, nesta semana, percorremos, de forma mais ostensiva, os principais corredores do município na região central. Nos próximos dias levaremos as ações também para os bairros”, explica o superintendente de Defesa Civil, Walfrido Lopes.

Estão sendo removidos as faixas e os cartazes afixados em postes, semáforos e árvores. Essa publicidade irregular, ou seja, instalada sem autorização prévia da prefeitura, prejudica o trânsito, pois encobre a sinalização e, muitas vezes, obstrui também as calçadas, como no caso dos cavaletes que atrapalham a passagem de pedestres.Esse tipo de propaganda também oferece riscos ao meio ambiente, já que não é descartada corretamente, indo parar em bueiros, córregos e rios.

A população também pode contribuir com a operação Betim Mais Limpa denunciando casos de publicidade irregular no município, por meio do número 199, da Defesa Civil.