04 JAN 2023
SEPA
Sepa orienta sobre cuidados com os pets nas férias

Janeiro é, para grande parte da população, um mês de descanso. Muitos viajam para curtir as férias ou aproveitam para fazer vários passeios e, assim, garantir aquele momento de lazer, quase sempre programado durante todo o ano. Mas o período também pede um cuidado especial com aquele amigo de quatro patas que faz parte da família: o pet. Por isso, neste período, a Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Defesa Animal (Sepa), intensifica os trabalhos para chamar a atenção da população para que os animais também possam gozar de mais qualidade de vida.

Veterinária da equipe da Sepa, Juliana Rezende destaca que há duas situações que demandam atenção especial dos tutores neste período. Por ser um mês de férias, muitos viajam com seus pets, mas também ocorre de os animais acabarem ficando com outras pessoas, contratadas ou não. “O primeiro mês do ano traz uma importante campanha que é o Janeiro Branco, que estimula a construção da saúde mental nos indivíduos. Mas também podemos adaptar essa iniciativa aos pets, valorizando seu bem-estar, já que são seres sencientes, muito sensíveis às mudanças de rotina. Eles sentem falta de suas casas e de seus tutores quando não estão por perto”.

A veterinária dá algumas dicas que valem para as duas situações. No caso de os tutores viajarem com os pets, é necessário que o cartão de vacinas dos animais esteja em dia, pois, além de ser essencial para a saúde, se houver fiscalização sanitária transtornos serão evitados. Se o destino da viagem for praia, é importante tirar a areia dos pets sempre que sair do ambiente. Já nos casos em que os tutores deixam os animais sob responsabilidade de terceiros, é fundamental que se mantenha todos os cuidados de rotina: água sempre limpa, alimentação diária, nos períodos de costume, e limpeza dos objetos dos bichinhos. Atenção e carinho também são fundamentais.

Outros cuidados essenciais nesse período com os pets são manter a hidratação e evitar exposição prolongada dos animais ao sol nos horários de pico. Os horários ideias de passeios são antes das 10h e depois das 16h, pois os coxins (aquela parte mais macia localizada nas extremidades das patas) se queimam em solo quente. Uma boa dica, segundo a veterinária, é dar sachês congelados para cães e gatos. “É um ótimo enriquecimento na alimentação dos pets, além de muito refrescante”.

Para conscientizar melhor a população sobre os cuidados essenciais com os pets, não apenas no período das férias, a Sepa está preparando uma campanha educativa para os alunos das escolas municipais neste ano. “As crianças são um excelente veículo para a divulgação de informações dentro dos lares. É necessário que todos saibam que cuidar bem dos animais não é apenas dar água e comida. Felizmente, Betim está bem avançada na proteção e defesa dos animais. A Sepa cuida realizando consultas e castrações gratuitas de cães e gatos para controle produtivo, promove eventos de adoção, busca parcerias com hospitais veterinários, atua em conjunto com Ministério Público, a Polícia Militar Ambiental e a Guarda Municipal para a prevenção e combate aos maus-tratos e abandono de animais, dentre outras importantes ações”, acrescenta Juliana Rezende.

A Sepa conta ainda com um canal para denúncias de maus-tratos aos animais. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, via WhatsApp, pelo número (31) 99830.2954, ou por ligação, pelo telefone (31) 3531.3660