12 OUT 2022
OBRAS PÚBLICAS
Prefeitura de Betim inicia reforma no CTI do Hospital Regional
Seguindo o projeto de melhorias, ampliações e ofertas de novos equipamentos de saúde no município, a Prefeitura de Betim deu início, nos últimos dias, às obras de reforma do CTI do Hospital Regional. O objetivo das intervenções é - além de absorver melhor a demanda, promover mais conforto para pacientes e um espaço mais completo e funcional para profissionais - transformar a área de CTI pediátrico em CTI adulto. Isso porque bebês e crianças da cidade passaram a contar com esse tipo de serviço no Centro Materno-Infantil, que fica anexo ao hospital e que foi inaugurado em dezembro de 2021.

Os trabalhos no setor, que conta com mais de 200 m² de área utilizável, incluem benfeitorias como nova pintura em todos os ambientes; incrementos nas instalações elétricas; ampliação de pontos de instalação de gases medicinais; melhorias na instalação hidrossanitária; reestruturação de leitos de internação; reformulação do espaço com novas alvenarias, possibilitando a criação de duas novas salas para secretaria e gerência; e recuperação do revestimento, com trocas de peças danificadas e deterioradas por novos componentes. As obras têm a coordenação da Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habitação e devem ser concluídas até o fim deste ano.

"Essa obra foi pensada para remanejar os leitos de CTI no município e unificá-los em um único espaço. Antes da intervenção tínhamos, nessa área do Regional, um total de dez leitos infantis. Com a transferência dessa ala pediátrica para o Centro Materno-Infantil, optou-se por utilizar o espaço para receber parte dos leitos adultos. Para isso, nossas equipes estão supervisionando uma reforma ampla,  com readequação de toda a climatização do ambiente, para melhor atender aos pacientes. Temos, então, uma intervenção significativa, que permitirá diversos avanços na infraestrutura do setor", destaca o secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas.

"O Hospital Regional é referência para os 13 municípios da região de saúde, que juntos têm uma população de mais de 800 mil pessoas. A reforma do CTI, com a reunião em um único espaço dos 20 leitos, vai permitir uma melhor assistência aos pacientes internados, com mais conforto e melhor ambiência. Para os profissionais, o novo espaço será mais funcional e prático para o desenvolvimento do trabalho," garante a Secretária Municipal de Saúde, Fernanda de Oliveira.