28 SET 2022
CULTURA
Edição de setembro da série Concertos Noturnos homenageia os 200 anos da Independência do Brasil

A Orquestra Sinfônica de Betim realiza, nesta quinta (29), durante a série “Concertos Noturnos”, uma comemoração à Independência do Brasil, que completou 200 anos no último dia 7 de setembro. A apresentação começa às 19h30, no Teatro Municipal Newton Amaral Franco. A entrada é gratuita, porém, sujeita à lotação do espaço.

O espetáculo tem início com a “Abertura para a Independência do Brasil”, de autoria de D. Pedro I, que foi composta por volta de 1822. Embora muitos não saibam, Pedro de Alcântara teve formação musical bastante esmerada. Dentre seus professores estão Marcos Portugal e Sigismund Neukomm. O imperador tocava clarineta, fagote e violoncelo, além de ser autor do “Hino da Independência”.

Na sequência, será apresentado o "Concerto para viola e orquestra" de Stamitz, seguida da "Sinfonia nº 5" de Beethoven, também conhecida como Sinfonia do Destino. Trata-se de uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo repertório da música erudita europeia, sendo uma das mais executadas nos tempos atuais e considerada como um "monumento" da criação artística.

Finalizando a noite, o público poderá apreciar a participação da Orquestra de Cordas Infantojuvenil da Sabra, que, juntamente com a Orquestra Sinfônica de Betim apresentará pequenas peças de Dvorak.

Com patrocínio da Vallourec e do Instituto Unimed-BH, a série musical tem o apoio da Prefeitura de Betim, por meio das secretarias municipais de Arte e Cultura e da Educação.

Serviço:

Série Concertos Noturnos - Orquestra Sinfônica de Betim
Dia: 29 de setembro, quinta-feira
Local: Teatro Municipal Newton Franco Amaral - Betim – MG
Endereço: Av. Padre Osório, 149, Centro
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.