20 SET 2022
SAÚDE
Pacientes em hemodiálise voltam a receber refeições no Centro de Nefrologia de Betim
Serviço de alimentação foi interrompido em 2020 devido à pandemia de covid-19
Pacientes da Linha de Cuidados de Nefrologia da Rede SUS Betim que realizam hemodiálise voltaram a receber alimentação no refeitório do Centro de Nefrologia do Hospital Evangélico. Em 2020, devido à pandemia de covid-19, o fornecimento da refeição por bufê foi interrompido e os pacientes, que formam um grupo de alto risco para a doença, passaram a receber lanche reforçado embalado. Desde agosto de 2022, com a desaceleração da pandemia e a redução do número de casos da doença, foi possível retomar a oferta da alimentação na unidade para 100% dos pacientes. São oferecidas 240 refeições no Centro de Nefrologia.

A alimentação adequada faz parte do tratamento dos pacientes com doença renal crônica, pois proporciona melhor qualidade de vida e colabora para a redução de sintomas que a doença acarreta. Segundo a nutricionista do Centro de Nefrologia, Rayane Lemos, “durante a sessão de hemodiálise pode haver uma alteração do gasto energético e ocorrer perdas proteicas, por isso é importante que, logo após a sessão, o paciente realize uma refeição com teor adequado de proteínas para repor a perda nutricional que pode ocorrer durante o tratamento”.

Atualmente, o Centro de Nefrologia de Betim possui 85 cadeiras de hemodiálise destinadas à rede SUS. Diariamente, 240 pacientes moradores de Betim e dos outros 12 municípios que compõem a região de saúde* realizam a terapia renal substitutiva pelo SUS.  Além dos procedimentos de hemodiálise, a Linha de Cuidados da Nefrologia oferece aos pacientes com doença renal crônica consultas ambulatoriais, exames e outros procedimentos.

*Municípios da região de saúde de Betim: Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.