31 AGO 2022
Pesquisa realizada pelo SUS Betim ganha destaque internacional pela segunda vez
No último dia 26, pela segunda vez neste ano, a pesquisa “Soroprevalência para SARS-CoV-2 em residentes de Betim, MG, 2020”, realizada pela Prefeitura de Betim em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ganhou destaque internacional na revista científica suíça "Frontiers in Microbiology".

A pesquisa foi selecionada para a publicação do e-book "Women in Microbiology" (Mulheres na Microbiologia), do prestigiado veículo, que reúne 24 artigos de estudos científicos na área de microbiologia, coordenados por mulheres do mundo inteiro. O livro digital é de acesso livre e pode ser baixado no site da prefeitura https://bit.ly/3CHgPJZ.

A coordenadora da pesquisa, Ana Valesca Fernandes, explica a importância da repercussão internacional desse trabalho: "além de ter contribuído, significativamente, para a tomada de decisão dos gestores do SUS Betim no momento crítico da pandemia da Covid-19, nossa pesquisa ganhou maior destaque mundial a partir dessa publicação da Frontiers".

Ana Valesca ressalta que entre os 24 artigos selecionados no mundo todo, o de Betim é o único do Brasil e da América Latina. "Também é o único produzido por um sistema público de saúde. É um orgulho fazer parte do 'SUS que dá certo', que gere, com responsabilidade, os recursos públicos e é capaz de transformá-los em conhecimento científico, com rigor e qualidade. O artigo publicado no livro está ao lado das grandes produtoras de ciência que são as universidades internacionais de Berlim, Estocolmo, Colorado, Singapura, China, Bologna, Academia Russa de Ciência, entre outras", destaca.

Conforme dados do site da Frontiers, a revista é a terceira mais citada em nível mundial, tendo em vista o acesso às suas publicações, desde sua fundação em 2007: 1,9 bilhão de visualizações e downloads e 3,8 bilhões de citações.

A primeira publicação da pesquisa ocorreu em fevereiro

A primeira publicação da pesquisa na Frontiers ocorreu em 7 de fevereiro deste ano. Até o momento, o artigo teve 1.778 visualizações. Como foi bastante visualizado, fazendo parte dos 60% dos artigos mais acessados da revista, o artigo foi incluído no e-book que destaca a produção científica realizada por mulheres. A publicação pode por ser acessada pelo no site da revista www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmicb.2022.799713/full