26 JUL 2022
Centro Pop amplia para os sábados o atendimento à população em situação de rua
                                                                                        Iniciativa busca intensificar o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A partir de 6 de agosto, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) passará a funcionar também aos sábados. O horário será das 8h às 13h, para possibilitar aos acolhidos alimentação com café da manhã e almoço, além de higiene pessoal. A equipe do Centro Pop, formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e advogados, também realizará, aos sábados, uma busca ativa da população adulta em situação de rua e de crianças e adolescentes, com fiscalização intensa para combater o trabalho infantil e a exploração sexual desses.

Outra novidade é que o Centro Pop passou a oferecer jantar para a população em situação de rua. Para almoço e jantar, servidos no restaurante popular, são entregues  o Cad Pop, um cartão personalizado concedido aos atendidos e cadastrados pela unidade. O almoço ofertado aos sábados é fornecido no albergue, pois não é aberto o restaurante popular.

Atualmente, o Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Até 19h os usuários podem tomar banho, lavar roupas e demandar os atendimentos técnicos já ofertados pelo local, como orientação, agendamentos e encaminhamentos para documentação civil; concessão de benefícios eventuais - vales sociais, isenções de documentos, dentre outros. Depois desse horário, até 21h, o serviço será de abordagem e plantão, voltado para casos específicos, como encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas, conforme avaliação.

Segundo o coordenador do Centro Pop, Warley Oliveira, “essa demanda surgiu porque têm aumentado as notificações sobre trabalho infantil nas ruas da cidade. Com essa abordagem, com todo o nosso apoio técnico, sendo estendida para os sábados, nós queremos entender melhor essa situação. Combater e evitar o trabalho infantil são o nosso objetivo”.

Para o coordenador da Divisão da Proteção Social Especial da Semas, Tarcísio Pimentel, essa ampliação do serviço do Centro Pop vai minimizar ainda mais o sofrimento dessa parte da população: “Hoje, em Betim, temos aproximadamente 120 pessoas em situação de rua. Com a ampliação do horário do Centro Pop, a prestação do serviços terá resultados mais céleres em todos os aspectos, tanto as demandas que surgem diariamente pelo usuários que chegam à unidade quanto os pedidos de abordagem feitos pela comunidade de modo geral. Um tempo maior de funcionamento permitirá que mais atendimentos sejam feitos”, avalia o coordenador.

Outras informações podem ser obtidas no próprio Centro Pop (rua Romualda Augusta de Melo, 267, Centro), pelos telefones 3591.1224 / 3593.9636. Ou no Albergue Vitor Braighi (Rua do Rosário, 2.345, Sra. das Graças), pelo telefone 3596.8828.