14 JUL 2022
Prefeitura de Betim inaugura Ermida Nossa Senhora do Carmo neste sábado (16)
Evento contará com presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte; novas obras são anunciadas para o local

A Prefeitura de Betim inaugura, neste sábado (16), às 10h, a Ermida de Nossa Senhora do Carmo. A construção da igreja-monumento é uma homenagem à origem do município e à Capela Nova Nossa Senhora do Carmo, antiga construção religiosa que havia na Praça Milton Campos. A solenidade de entrega da obra à população ocorre em data propícia, já que 16 de julho é Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Betim.

A Ermida integra, juntamente com o Teatro Municipal Newton Amaral Franco e com a Casa da Cultura Josephina Bento,  o Complexo Cultural da Praça Milton Campos. A obra recebeu investimento privado do Grupo Sada, que doou os materiais e objetos da construção.

A cerimônia de inauguração da Ermida incluirá uma missa campal, no pátio da Ermida, com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Nivaldo dos Santos, e o padre Hélio Parreiras de Paula, pároco da Matriz de Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, será oficializada a entrega da obra e uma carreata será realizada até a Igreja Matriz.

História

O local era referência para os tropeiros que passavam pela região no século XVIII. Com o crescimento do arraial, a Capela foi ampliada, entre os anos 1856 e 1867, tornando-se a Matriz de Nossa Senhora do Carmo. Na época, o município ainda era um arraial chamado Capela Nova, parte do território de Santa Quitéria, atual município de Esmeraldas. A antiga Matriz foi demolida em 1969 e uma nova igreja, hoje Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, foi construída na avenida Governador Valadares, no Centro.

“Esse projeto se encerra no esforço do resgate da memória histórica de Betim, que se iniciou com a reforma da Casa da Cultura e com a inauguração de três estátuas de bronze que reproduzem a chegada dos tropeiros e do próprio Joseph Rodrigues Betim, em 1711. Uma cachoeira que enfeita a Praça e, agora, a Capela”, explica o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.

O prefeito reitera ainda que há novos projetos para o Circuito Cultural da Praça Milton Campos. “Será construído um bloco para atender os turistas e as pessoas que ali chegarem, com restaurante e lanchonete. Haverá ainda uma obra de integração de todas as áreas e também nas recentemente desapropriadas, para que possa servir de referência para turistas e para toda a população da cidade”.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024