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JUN
30
30 JUN 2022
SAÚDE
Servidores do Hospital Regional de Betim participam de etapa do Projeto Lean Healthcare
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PROCESSANDO ÁUDIO
Programa é desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês e pelo Ministério da Saúde

Profissionais do Hospital Público Regional de Betim (HPRB) participaram, na quarta (29), da apresentação do Projeto Lean Healthcare e Eficiência Hospitalar do Hospital Sírio-Libanês e do Ministério da Saúde. O Lean foi apresentado pelo médico Gustavo Schutz e pelo especialista em processos Luiz Augusto Rodrigues. Na oportunidade, os servidores conheceram a proposta, que busca desenvolver soluções de serviços, redução de riscos para a saúde dos pacientes e profissionais de saúde, e otimização dos fluxos de atendimento para o enfrentamento de problemas de gestão de processos e superlotação.

A primeira etapa do projeto terá início no pronto-socorro da unidade e, posteriormente, será expandida para outros departamentos do HPRB. A previsão é que o projeto seja implantado em seis meses. Após essa etapa, o hospital receberá consultorias durante um ano.

“O HPRB atendeu todos os pré-requisitos para participar do Lean, sendo a única instituição pública de Minas Gerais escolhida para participar do ciclo seis do projeto, que vai trazer melhorias na cultura organizacional e nos indicadores para solucionar a questão de superlotação”, destaca Schutz.

“O primeiro passo será fazer o diagnóstico, ouvir os profissionais e implementar o mapeamento dos processos. Junto com a equipe iremos enxergar as oportunidades e propor melhorias”, aponta Rodrigues.

Para a diretora do HPRB, Flávia Franco, a implantação do projeto Lean Healthcare e Eficiência Hospitalar na unidade contribuirá significativamente com a melhora de todos os processos da instituição, incluindo a organização dos serviços e as condições dos espaços. “A sensibilização e o apoio de todos da equipe será fundamental para o sucesso da implementação do projeto. É importante o entendimento da equipe de que é possível fazer mais e melhor simplesmente com alinhamento e melhoria de processos internos.”, destaca.

A servidora e analista de gestão do setor de Governança do HPRB, Valéria Carvalho, está animada com o projeto. “Ele proporcionará a utilização de técnicas para melhoria da qualidade do atendimento ao paciente”, afirma. 
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