23 MAI 2022
Betim será campo de pesquisa sobre obesidade infantil
                                                                                                       Estudo busca avaliar a eficácia de tratamento da doença pautado em múltiplos fatores

Estão abertas, a partir desta semana, em Betim, as inscrições para participação no projeto de pesquisa Manejo da Obesidade Infantil, que tem como público-alvo crianças de 7 a 10 anos que estejam acima do peso e morem na cidade. Os pais ou cuidadores podem inscrevê-las por meio do link: https://bit.ly/3sNkNLs e, caso tenham dificuldades de acesso à internet ou dúvidas, devem procurar a equipe assistencial de qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

De acordo com a referência técnica das ações de alimentação e nutrição do SUS Betim e do Programa Auxílio Brasil na Saúde, a nutricionista Ingrid Werneck Linhares, o Manejo da Obesidade Infantil é um estudo científico que tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e é coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "O objetivo é avaliar a eficácia de um modelo de tratamento da obesidade infantil baseado em múltiplos componentes: comparar o estado nutricional e o consumo de alimentos ultraprocessados das crianças antes e após a intervenção; avaliar a eficiência do uso de aplicativos sobre alimentação que utilizam os princípios do guia alimentar (prescrito pelo Ministério da Saúde); e comparar o ambiente alimentar domiciliar das crianças antes e após a intervenção são alguns dos aspectos que serão acompanhados durante a pesquisa", informa.

Ingrid explica que a pesquisa vai trabalhar com uma amostra de 160 crianças com obesidade que sejam moradoras de Betim e tenham entre 7 e 10 anos de idade. Elas serão acompanhadas por uma equipe formada por profissionais dedicados ao estudo e os que compõem as Equipes de Estratégia da Família da Rede SUS Betim, durante sete meses, em quatro atividades mensais.

A referência técnica esclarece que o atendimento às crianças será realizado em 18 UBSs, conforme descrito abaixo, mas todas as unidades estão preparadas para orientar a população sobre a pesquisa. A participação delas e dos respectivos cuidadores será voluntária, ou seja, não haverá qualquer tipo de remuneração. Por outro lado, as famílias participantes não terão que arcar com qualquer custo ao longo do estudo.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda dos Anjos, ressalta que "ter Betim como campo para a realização desta pesquisa é muito importante, porque isso significa contribuir para a construção de evidências científicas que poderão nortear políticas públicas de saúde, garantindo, assim, assistência qualificada e eficaz para a população. Por isso, estamos sempre abertos para parcerias como esta".

Unidades Básicas de Saúde onde os atendimentos serão realizados

UBS ALCIDES BRAZ