23 MAI 2022
Betim ganha unidade do Sest Senat
Espaço é o primeiro na região metropolitana fora da capital mineira
Betim recebeu, na manhã desta segunda-feira (23), uma unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). O espaço, que é o primeiro inaugurado fora da capital mineira na região metropolitana, é resultado de parceria entre o Sest Senat e a Prefeitura de Betim - que cedeu o terreno para a construção da unidade e viabilizou projetos de terraplanagem, licenciamento e a sinalização do local. O espaço oferecerá cursos, palestras e qualificação profissional aos transportadores e a previsão é que 53 mil atendimentos sejam realizados por ano.

Além da profissionalização, a nova estrutura, que recebeu investimento de R$ 12,1 milhões, oferecerá ainda serviços nas áreas de saúde e educação. Dentre eles, o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica. Também serão ofertados atendimentos de psicologia, nutrição, odontologia e fisioterapia. Os serviços são gratuitos a todos os trabalhadores do setor.

O presidente da Confederação Nacional do Transporte e dos Conselhos Nacionais do Sest Senat, Vander Costa, afirma que, com a inauguração da nova unidade em Betim, a instituição reforça seu compromisso de estar onde o trabalhador do transporte mais precisa. “Onde há mercado transportador, existe Sest Senat. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”.

"Essa inauguração vem prestar um grande apoio a todo o setor de transporte, sobretudo ao profissional autônomo e aos empregados das empresas, fornecendo, além de qualificação profissional, o auxílio na carreira e até assistência à saúde e social. Serão cerca de 18 mil pessoas envolvidas profissionalmente no município, o que representa um suporte fundamental. Sem dúvida alguma vai marcar história", salientou o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.

Servidores municipais contemplados
A parceria entre a Prefeitura de Betim e o Sest Senat possibilitará não apenas a contratação de profissionais locais para a realização dos serviços propostos, mas também a oferta de cursos de qualificação profissional e palestras - ambos gratuitos -, no âmbito da expertise, para servidores municipais.

infraestrutura

A nova estrutura tem 1.889,17 m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; e um laboratório de informática com capacidade para 18 alunos.

Está equipada ainda para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios. A unidade também oferece um centro de eventos.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024