26 ABR 2022
ESPORTES
Betinense conquista o 5º lugar no Campeonato Mundial de Taekwondo
Mais um marco para o esporte betinense. A atleta de taekwondo do projeto Viva o Esporte/Ramacrisna Ana Julia Arantes conquistou o quinto lugar no Campeonato Mundial de Poomsae (modalidadeda arte marcial), realizado no último fim de semana em Seul, na Coréia. A atleta representou não só Betim, como também o Brasil na competição. Com a conquista, Ana Julia cravou seu nome no hall dos atletas com destaque internacional da cidade. Foi a primeira vez que um atleta de taekwondo de Betim alcançou essa colocação no poomsae.

Ana Julia disputou o mundial na categoria cadete (12 a 14 anos), na classe de duplas, em conjunto com o atleta Pedro Henrique Silva, outro competidor mineiro que representou o Brasil no evento.

“Estou muito grata por participar de um evento tão especial e enriquecedor para minha vida. Foi incrível poder conhecer o berço do taekwondo, sua história, outros povos, culturas, além de viver histórias e momentos que serão sempre lembrados com muito carinho por mim e por todos os que participaram. Ser a 5° melhor do mundo é algo que me deixa muito feliz, grata e esperançosa para me tornar cada vez melhor”.

O campeonato bienal não ocorria há quatro anos, pois a última edição, que seria realizada em 2020, foi cancelada em razão da pandemia da covid-19. Nesta edição, o Mundial contou com recorde de competidores - mais de 700 participantes.

Para o mestre de taekwondo do projeto Viva o Esporte/Ramacrisna, Wellis Pinheiro, “é muito satisfatório ver uma aluna chegar tão longe em uma competição desse nível. A conquista mostra que o trabalho do projeto vem gerando resultados positivos e muito importantes para a formação dos atletas que, como a Ana Julia, estão chegando ao alto rendimento”.

*Poomsae são sequências de ataques e defesas que simulam uma luta contra algum oponente.