06 ABR 2022
II Conferência Municipal de Saúde Mental é realizada em Betim
A política de saúde mental como direito é o tema norteador do evento

Gestores, usuários e trabalhadores do SUS Betim farão, juntos, uma importante discussão sobre saúde mental, na perspectiva da assistência e cuidados nessa área como uma política pública garantida constitucionalmente. Na próxima sexta-feira, 8 de abril, serão realizadas as plenárias regionais que serão abertas à participação popular. Nos dias 27, 28 e 29 de abril, será realizada a II Conferência Municipal de Saúde Mental, que   tem como tema central:  "A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS".

As plenárias regionais serão realizadas das 8h30 às 12h30, simultaneamente, em sete regionais da cidade. Durante as discussões, além da colocação de propostas, o público elegerá  os delegados que irão participar da II Conferência Municipal de Saúde Mental. A lista com os locais das plenárias regionais pode ser conferida abaixo.

No dia 27, será a abertura da II Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento ocorrerá no hall do auditório do Centro Administrativo, das 14h às 17h. Nos dias 28 e 29, serão realizadas as discussões em grupo e a plenária final, no auditório da PUC Minas Betim, das 14h às 17h e das 8h30 às 17h, respectivamente. Poderão participar das atividades nesses dias somente os delegados eleitos nas plenárias regionais.

O presidente  do Conselho Municipal de Saúde, Cláudio Alves de Carvalho, enfatiza a importância da participação da população nas plenárias regionais. "Gerir o SUS e garantir o alcance de seus princípios básicos − a Universalidade, a Integralidade e a Equidade − são desafios que exigem a soma de conhecimentos, ações e a colaboração de gestores, trabalhadores e usuários. Diante disso, reflexões sobre como viabilizar a oferta de assistência ao público da saúde mental é de grande relevância para todos nós." Ele destaca que essa participação é muito importante para qualificar as discussões em grupo e contribuir com a elaboração de propostas do município para  encaminhamento às conferências estadual e nacional de saúde mental que serão realizadas ainda este ano.

Programação II Conferência Municipal de Saúde Mental de Betim

Etapa I - Plenárias regionais (abertas ao público), 8 de abril, das 8h30 às 17h

Plenária da Regional Alterosas
Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Bosco