25 MAR 2022
Prefeitura de Betim renova adesão ao programa Saúde com Agente
Ação visa capacitar agentes comunitários e de combate a endemias

Com o objetivo de qualificar o trabalho realizado pelos profissionais agente comunitário de saúde e de combate a endemia (ACS e ACE), a Prefeitura de  Betim renovou a adesão  ao programa "Saúde com Agente" no último mês de fevereiro. Com isso, esses profissionais  poderão se inscrever no processo seletivo para os cursos Técnico em Agente Comunitário da Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde respectivamente.

Os cursos têm carga horária de 1.275 horas e  serão ofertados no formato semipresencial. As atividades presenciais serão realizadas nos serviços da rede SUS local. A inscrição, que é gratuita, deve ser feita de 14 de março a 18 de abril pelo sistema de inscrição da instituição realizadora, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul: https://saudecomagente.ufrgs.r/inscricao. De acordo com o edital do Ministério da Saúde, será disponibilizado um total 200.000 vagas para o território nacional, sendo 138.000 para o Curso Técnico em Agente Comunitário da Saúde e  62.000 para o Curso Técnico em Vigilância em Saúde.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência da Saúde, Hilton Soares, a prefeitura conta hoje com 469 ACSs e 122 ACEs. Ele ressalta que essa oportunidade de formação em nível técnico é muito importante, porque esses profissionais lidam diretamente com a população e cumprem um papel de grande importância na Atenção Primária e em Vigilância à Saúde respectivamente. "Com certeza, essa capacitação vai contribuir para a melhoria dos indicadores, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária à Saúde no município", destaca.