14 MAR 2022
Prefeitura de Betim anuncia 11% de reajuste salarial e avanços para os servidores municipais
Professores e pedagogos, efetivos e contratados, da rede municipal receberão também abono, para valorizar ainda mais os profissionais. Elevação nos valores dos vencimentos pode ser superior a 61%.

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, anunciou, nesta segunda-feira (14), o reajuste nos vencimentos dos servidores públicos municipais de Betim. O aumento, válido a partir de maio, com pagamento em junho, alcança todos os servidores, efetivos e comissionados, da Administração Pública direta e indireta. O anúncio incluiu, ainda, a criação de um abono para os professores (PMI, PM II e PM III) e pedagogos municipais, já a partir de abril (pagamento em maio), incluindo os profissionais contratados. Os percentuais do abono terão valores diferentes,  já que o objetivo é igualar os vencimentos das diversas categorias de professores municipais - planejamento iniciado pela prefeitura, em 2019.

Outro desejo antigo da categoria será, finalmente, atendido. Os técnicos de secretaria e de biblioteca terão os 15% da gratificação incorporados ao seu vencimento. Já os auxiliares de Centros Infantis Municipais (CIMs) terão incorporados os 20% de gratificação ao seu vencimento inicial. Por fim, os Agentes de Serviço Escolar (ASEs) terão a incorporação do abono ao vencimento inicial. Para os profissionais da IDDS, será pago o piso nacional da educação proporcional à carga horária.

A proposta foi apresentada ao Sindicato Único dos Trabalhadores de Betim, nesta segunda-feira (14). Com o novo reajuste, os vencimentos dos professores municipais (PMI, PM II e PM III) e Pedagogos efetivos que fizeram a migração passam a ter o valor de R$ 3.215,62 para 20 horas semanais de trabalho. Com isso, os professores PM1, por exemplo, cujo valor do vencimento era de R$ 1.991,56, passam a receber R$ 3.215,62, um acréscimo de 61,4%. Para os professores PM2 será de 43% e para PM3 e pedagogos será superior a 25%.  Para o professor da Educação Infantil Municipal (PEI) já era garantido o piso nacional 2021 de R$ 2.886,24, passando, agora, para 3.845,63.  O Projeto de Lei segue, agora, para aprovação do Legislativo Municipal.

De acordo com a secretária da Educação, Marilene Pimenta, "iniciamos um trabalho de valorização do profissional da Educação com a incorporação da regência, com a reforma de todas as escolas, compra de cadeiras e mesas para os professores e jogos de carteiras para os alunos, armários, 10 ônibus, brinquedos, 81 mil novos livros, 5 mil novos computadores, reconhecimento facial, sede própria e formação continuada para toda rede da educação. Agora estamos dando um novo passo nesse projeto, que é o aumento salarial em reconhecimento aos nossos profissionais que trabalham com tanta dedicação para os nossos alunos.”

Segundo o prefeito Vittorio Medioli, no momento que o governo federal permitiu melhorar o repasse para a rede conveniada, por meio do Fundeb, a prefeitura passou a ter condições legais de garantir essa melhoria à categoria. “Com isso, foi reconstituída a fórmula que poderia ser adotada e sugerimos um novo piso salarial para o educador infantil, no valor de R$ 2.750,00, e para os coordenadores pedagógicos e administrativos no valor de R$3.050,00. Foi um aumento de mais de 60% na remuneração desses profissionais. Todo servidor tem direito e merece um reajuste salarial, e, com o aumento do repasse do Fundeb, foi possível alcançar esses valores para a Educação".

Salário inicial

Quanto fica