10 MAR 2022
Marco de urbanização de Betim, Igreja de São Sebastião é reaberta neste domingo (13)
Considerada por muitos historiadores o marco inicial da urbanização de toda a região do bairro Novo Amazonas, em Betim, a Igreja de São Sebastião será reaberta pela prefeitura neste domingo (13), às 10h. O local passou por reformas importantes de restauração e preservação. Na ocasião, será celebrada uma missa especial.

Dentre as intervenções realizadas na igreja estão a contenção das paredes para cessar a infiltração, execução de manutenção elétrica e pintura, além de construção de calçada no entorno da edificação para impedir o acúmulo de água. Toda a fachada, portas e parte interna receberam nova pintura.

A Capela de São Sebastião do bairro Amazonas é um patrimônio histórico de Betim e, também, considerada o marco inicial da urbanização dessa região que, antigamente, fazia parte da Fazenda Batatal. Sua construção, realizada na década de 1940, é classificada como arquitetura vernacular, ou seja, construída com materiais naturais da região. O edifício ainda conta com traços de inspiração barroca e eclética/neogótica. Relatos apontam que o local foi erguido nos anos 1940, por iniciativa da própria população. A versão mais citada pelas fontes é que a construção da igrejinha teria sido feita como pagamento de uma promessa feita pelo então dono do terreno para que seu filho voltasse da Segunda Guerra Mundial.

O secretário municipal de Arte e Cultura, Gê Rodrigues, ressalta que a atual gestão reconhece e valoriza toda a importância histórica que a capela tem para a comunidade. “Por isso, a Secretaria Municipal de Arte e Cultura se empenhou para garantir a preservação desse bem e foi em busca de parcerias com outras pastas para viabilizar a reforma, como a Ecos, que realizou todo o projeto e colocou a mão na massa. Contamos agora com a comunidade para que contribua com a preservação da igreja”.