O Banco de Leite Humano de Betim (BLH) recebeu, nesta terça-feira (23), uma doação de equipamentos que vão contribuir para o processamento e armazenamento do leite recebido na unidade. Os aparelhos foram doados pelo Rotary Club Betim. Foram entregues um freezer novo, um acidímetro - utilizado para medir a acidez do leite expressa em graus Dornic -, e 20 gavetas para substituir as dos freezers que o BLH já possui.
Antes localizado no Centro Administrativo João Paulo II, o Banco de Leite Humano foi transferido neste mês para o novo Centro Materno-infantil. “A mudança permitiu a melhoria do atendimento às mulheres e aos recém-nascidos internados, uma vez que estamos dentro da maternidade e mais próximas das mães que acabaram de ter seu bebê. Os novos equipamentos vão contribuir para o bom funcionamento do serviço e para o incentivo ao aleitamento materno”, explica a coordenadora do BHL, Edina Lopes.
Para o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, “iniciativas como a do Rotary Clube são muito bem vindas e colaboram para a construção de um SUS Betim mais forte. Agradecemos a doação do Rotary e recebemos os equipamentos com muita satisfação”.
Certificação
Em 2021, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano da Fiocruz certificou a equipe do Banco de Leite Humano de Betim pela incansável dedicação à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à saúde da mulher e da criança. O reconhecimento do trabalho do BLH de Betim reforça a importância do aleitamento na vida dos recém-nascidos e valoriza a atuação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. “É gratificante o reconhecimento do trabalho diário do Banco de Leite e a valorização da proteção do aleitamento materno realizado por nós", ressalta Edina Lopes.
O leite humano é alimento essencial para bebês, pois contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável, além de transmitir os anticorpos existentes no organismo da mãe por meio da amamentação. Contudo, no período neonatal, nem todas as mães conseguem amamentar, por isso é necessário a doação de leite humano.
Atualmente, o BLH de Betim conta com a colaboração de 12 mães que doam cerca de 7 litros por mês. Esse leite passa por um rigoroso processo de controle de qualidade. Ele é pasteurizado e oferecido aos bebês internados na unidade neonatal do Centro Materno-infantil.
A mulher que estiver amamentando e tiver leite excedente pode doá-lo para o BHL. As mães que tiverem alguma dificuldade ou dúvidas sobre a amamentação também podem entrar em contato com a unidade para receber orientações e atendimento.
Banco de Leite Humano de Betim
Telefone: 3594-2454
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.