04 FEV 2022
Prefeitura Betim abre nova sala para pequenos procedimentos cirúrgicos
Serão feitos cerca de 200 atendimentos ao mês

A Prefeitura de de Betim abriu, nesta quarta-feira (2), uma nova sala para a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos no Centro de Referência em Especialidades. A proposta, implantada pela diretoria de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, é disponibilizar um local específico para atender os usuários que passarão por procedimentos que não demandam internação ou blocos cirúrgicos para serem realizados. A estimativa da Saúde é realizar entre 100 e 200 cirurgias simples por mês. No primeiro dia de atendimento foram feitas três vasectomias.

A nova sala de cirurgias especializadas vai realizar procedimentos como biópsias, postectomias, vasectomias, dilatação uretral, cirurgias dermatológicas oncológicas e pequenas cirurgias gerais. O local foi equipado com ar-condicionado, pias, torneiras de centros cirúrgicos e todos os demais equipamentos para o melhor atendimento do cidadão. Os procedimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, conforme agendamento.

Antes, esse tipo de procedimento era oferecido nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e no Hospital Regional. O novo espaço aliviará o serviço das UPAs, que poderão focar nos atendimentos de urgência e emergência, além do atendimento de casos de covid-19.

“A nova sala é muito importante para a realização desses pequenos procedimentos eletivos. Antes, os pacientes dependiam da disponibilidade das UPAs. A partir de agora, eles terão espaço garantido com a prestação contínua do serviço. Estamos entregando, com eficiência, o melhor para o cidadão de Betim”, destaca o diretor de regulação da Saúde, Cláudio Alves.

Para solicitar o procedimento cirúrgico simples, o cidadão deve, primeiramente, passar por uma consulta médica nas Unidades Básicas de Saúde. Após a avaliação, havendo necessidade, o usuário será encaminhado para a marcação da cirurgia.