02 FEV 2022
Prefeitura de Betim instala reconhecimento facial nas escolas da rede municipal
Meta é combater a evasão escolar e elevar o Ideb a 7,5
Garantir uma educação de qualidade e eliminar o analfabetismo funcional são prioridades da Prefeitura de Betim. Para isso, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está incrementando a tecnologia em toda a rede. Uma das principais medidas é a instalação, em cada unidade escolar, do Sistema de Reconhecimento Facial, que proporcionará mais segurança para alunos e professores e também mais eficiência na gestão educacional. A previsão é que todas as escolas contem com o sistema até o fim deste mês.

Funciona assim: na entrada da escola, os estudantes passarão por um dispositivo que identificará cada um deles e registrará automaticamente sua presença naquela data. O sistema também dará acesso ao aplicativo Faceschool, disponível para os sistemas Android e IOS, por meio do qual os pais e responsáveis pelos estudantes serão notificados, em tempo real, sobre a entrada deles na escola.

Com o Faceschool, a família do estudante receberá todos os dados referentes à vida escolar do mesmo e a direção da escola poderá acompanhar mais facilmente o desempenho do aluno. O aplicativo permitirá ainda acesso a mensagens, calendários, convocações para reuniões presenciais e informações sobre a escola. O sistema também otimiza o tempo em sala de aula, pois substitui a chamada tradicional. "Teremos ainda mais economia, evitando o desperdício de merenda escolar a partir da informação exata da quantidade de alunos presentes em cada escola", afirmou a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.

Investimentos
Nos últimos cinco anos,  Betim investiu em reformas, ampliações e manutenções das 105 unidades de ensino da rede municipal. Dentre as ações estão intervenções em cozinhas e refeitórios, banheiros, salas de aula, quadras poliesportivas, obras para acessibilidade e adaptações às exigências dos protocolos de biossegurança em prevenção à covid-19. O investimento total foi de cerca de R$ 63,2 milhões.

Novas aquisições
A Prefeitura de Betim comprou 5.000 novos computadores que serão entregues em todas as escolas da rede municipal. Para propiciar mais conforto e renovar o mobiliário, 12.000 novas carteiras também foram adquiridas. E para complementar o acervo das bibliotecas das escolas foram obtidos ainda 81.000 livros de 162 títulos diversos.