28 JAN 2022
Farmácia Viva de Betim é exemplo para o Brasil
Programa será mostrado como experiência exitosa em curso produzido pela Fiocruz e o Ministério da Saúde
O excelente trabalho que o Programa Farmácia Viva vem realizando há cerca de 18 anos na Rede SUS Betim foi reconhecido novamente pelo Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. A experiência exitosa do uso de plantas medicinais e fitoterápicos no tratamento de feridas do município será um dos exemplos que ilustrarão o “Curso de Qualificação dos Profissionais de Saúde para a Aplicação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Tratamento de Feridas”. A capacitação está em fase final de elaboração pela Fiocruz, com o apoio do MS, e será ofertada na modalidade ensino a distância (EAD), na plataforma de aprendizagem AVASUS. De acordo com representantes da Fiocruz, devido às restrições sanitárias impostas em função da pandemia da COVID-19, ainda não é possível definir a data do lançamento.

No último dia 26, uma equipe da Fiocruz entrevistou profissionais da Saúde responsáveis pelo programa e registrou imagens da Farmácia Viva e do viveiro municipal de plantas medicinais, que serão usadas na composição do curso. De acordo com a coordenadora de conteúdo do projeto Fito Feridas,  "Betim, por sua vasta experiência na temática das plantas medicinais e Farmácia Viva, não poderia ficar de fora das experiências selecionadas para demonstração no ambiente do curso - a cidade é um dos  oito municípios escolhidos em todo o país para essa finalidade", explica.

A coordenadora da Farmácia Viva, Sidnéia Zacour de Almeida Fernandes, ressaltou a importância de poder contribuir com a capacitação de profissionais da saúde em nível nacional. "Ser reconhecido por práticas exitosas no SUS  é muito motivador para nós. Além disso, como o curso será disponibilizado em EAD, teremos uma ferramenta de ensino prática e de excelente qualidade para promover a atualização dos profissionais das unidades de saúde de Betim sobre o referido tema", enfatiza.

De acordo com a referência técnica das Práticas Integrativas e Complementares no SUS, Camila Ferreira Campos Paixão, o tratamento de feridas por fitoterápicos é adotado por profissionais qualificados em unidades de saúde dos três níveis de atenção à saúde. "Temos profissionais de saúde de várias categorias autorizados a prescrever fitoterápicos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Hospital Público Regional e em outros equipamentos da atenção secundária. A Farmácia Viva recebe as prescrições das unidades e faz a dispensação dos medicamentos regularmente", explica.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024