13 DEZ 2021
Recorde verde: Betim planta 100 mil mudas frutíferas e arbóreas em toda a cidade
Betim conquistará, ainda em 2021, um "recorde verde". Nesta quinta-feira (16), o município realizará o plantio da muda de número 100 mil - considerando o período de 2017 para cá.  A ação, promovida pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), ocorrerá às 8h, na rua Marrocos, nº 138.

As mudas estão sendo plantadas conforme o Plano de Arborização, que é executado por meio dos programas “Uma Vida Uma Árvore” e “Disque Plantio”, coordenados pela Semmad, que também possui a função de auxiliar na manutenção do microclima do município, na qualidade do ar, na redução de doenças respiratórias e na diminuição de gastos para a saúde pública, além de promover mais educação ambiental.

Uma Vida Uma Árvore
O programa é uma parceria com a TV Globo Minas e tem como objetivo plantar uma muda de árvore para cada criança nascida no município e cadastrada no programa.

Disque Plantio
Busca plantar árvores em residências, estabelecimentos comerciais, calçadas, praças públicas gratuitamente e sem ônus aos cofres públicos. A solicitação é realizada pelo próprio cidadão, por meio do telefone (31) 3512-3176. Assim, tem o objetivo de promover a participação do cidadão no Programa de Arborização Municipal.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu,  ampliar a arborização em toda cidade, especialmente na área central, sempre foi uma meta. “Criar os corredores de biodiversidade sempre foi meu objetivo. E alcançar a marca de 100 mil mudas de árvores plantadas é um passo importante nesse processo de uma cidade com mais qualidade de vida para toda a população, garantindo um local mais arborizado de forma ordenada e planejada”, ressalta.

Nove parques ecológicos, 12 Áreas de Proteção Ambiental (APAs)
O conjunto de mudanças proposto para alterar o  Plano Diretor de Betim prevê avanços ainda maiores nas questões ambientais e de mobilidade urbana. Dentre as principais alterações estão a criação de 12 Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e de nove parques ecológicos, que ficarão espalhados pelas regiões Icaivera, Norte, Vianópolis, Citrolândia, PTB, Petrovale e Centro (no Bandeirinhas), destinadas à habitação e à implementação de novos loteamentos sociais. O Plano Diretor também prevê a criação de corredores de conexão e de biodiversidade entre as novas áreas, além de criar e ampliar Áreas de Interesse Social (AISs) em Betim,  Juntos, esses novos espaços terão 41.575.574 m² de área verde.