13 DEZ 2021
SAÚDE
Betim realiza Mega Mutirão de Vacinação Contra a Covid-19 no próximo sábado (18)

Com o apoio da comunidade, mais de cem pontos de vacinação serão montados por toda a cidade

Em mais uma ação especial de combate à pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Betim promoverá, no próximo sábado (18), o Mega Mutirão de Vacinação Contra a Covid-19. Serão montados mais de cem pontos volantes para aplicação do imunizante em diversos bairros da cidade. O objetivo é alcançar a população que ainda não se vacinou contra a doença ou que está com o esquema vacinal incompleto. A meta do município é atingir 90% de imunização completa do público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19, ou seja, com as duas doses aplicadas.

Segundo um balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde, até esta segunda-feira (13), a cobertura vacinal do município está em 91,7% para a primeira dose, 83,7% para a segunda e 9,9% para a dose de reforço. Cerca de 20 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso. Dessas, aproximadamente 8 mil são adolescentes de 12 a 17 anos.

Para realização do mega mutirão, a prefeitura está contando com o apoio da comunidade betinense. Os postos volantes serão montados estabelecimentos comerciais como mercados e farmácias, além de sedes de associações, igrejas, escolas e até mesmo em residências. “A participação da comunidade é muito importante, pois a imunização é coletiva. Quanto mais pessoas vacinadas, menor será a disseminação do coronavírus e teremos a redução de casos graves da doença, o que, por consequência, reduzirá a demanda no sistema de saúde,” afirmou o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana.

Para ser vacinado é necessário apresentar um documento de identidade com foto, o CPF, um comprovante de endereço, o cartão de vacina e o Cartão SUS.

Os locais e horários de funcionamento dos pontos de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura.
www.betim.mg.gov.br/arquivos/dia_d_vacinacao_10103224.pdf

Queda nos indicadores
Os reflexos da campanha massiva de vacinação contra a covid-19 que a prefeitura vem realizando já são percebidos na cidade. Conforme os dados epidemiológicos do município, o número de casos confirmados e de óbitos pela covid-19 está apresentando queda. O Cecovid Betim também vem registrando, ao longo dos últimos meses, queda na taxa de internação. No pior momento da pandemia, em maio de 2021, a unidade chegou a ter 130 leitos ativos, com 96% de ocupação. Atualmente, há dez leitos ativos e dois pacientes estão internados - um morador de Betim e outro de um município da microrregião de saúde.

Segundo Augusto Viana, “mesmo com a melhoria dos indicadores, a prefeitura está buscando alcançar um patamar de mais segurança, com pelo menos 90% da população-alvo com esquema vacinal completo até o fim de dezembro. Estamos seguindo a estratégia de descentralizar a vacinação, abrindo postos volantes e levando o vacimóvel para diversos pontos da cidade, em horários alternativos e aos fins de semana. No próximo sábado (18), no mega mutirão, vamos disponibilizar mais de cem pontos de vacinação por toda a cidade,” reforçou Viana.