A garantia da retomada segura das aulas presenciais na rede pública municipal, tanto para alunos quanto para profissionais, motivou, no início de agosto, a criação de uma equipe de saúde multidisciplinar, convocada especialmente para cuidar com agilidade dos servidores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) que apresentem sintomas gripais. Desde a abertura, o Centro de Controle Pandêmico e de Sintomas no Sistema da Educação (CCPSSE) já atendeu 502 profissionais e realizou 242 testagens em domicílio. Destas, apenas oito foram positivas para covid-19.
Em média, o CCPSSE recebe 17 ligações por dia e realiza cerca de cinco visitas diárias em escolas de diversas localidades do município. Até a última sexta-feira (24) foram aplicados 242 testes domiciliares, sendo 234 com resultado negativo e oito positivos. Além disso, foram realizadas 121 visitas em unidades de educação infantil e do ensino fundamental para orientações referentes aos protocolos de biossegurança vigentes.
CCPSSE
O Centro de Controle é composto por equipes multidisciplinares da saúde - médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, dentre outros profissionais - que buscam garantir o retorno seguro das atividades presenciais de alunos, professores e demais funcionários da Educação.
No primeiro mês de atuação, as equipes realizaram diversas atividades de atendimento, acolhimento e acompanhamento de trabalhadores e alunos com sintomas gripais. Além das testagens domiciliares, as equipes ofereceram orientações diversas por telefone e presencialmente durante visitas técnicas nas escolas para garantir o cumprimento dos protocolos de biossegurança.