A Prefeitura de Betim montou uma força-tarefa para atender as ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva - cerca de 22 mm - que acometeu a cidade no fim da tarde de ontem (27). Atuam em conjunto profissionais da Defesa Civil, da Empresa de Construções, Obras, Serviços e Operações (Ecos), da Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorth), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), da Guarda Municipal e da Gerência Regional Icaivera - área mais afetada de Betim. Conforme balanço atualizado às 14h30, 23 operações são executadas no momento para reparar danos como inundação de via, queda de árvores, crateras em ruas, além da realização de vistorias em residências atingidas pela tempestade.
De acordo com avaliação técnica da Defesa Civil, três famílias moradoras do Icaivera que tiveram as casas invadidas pela enxurrada serão encaminhadas para o programa Aluguel Social.
Com o objetivo de garantir celeridade na solução dos transtornos, a prefeitura empenhou mais de 90 profissionais e cerca de 20 veículos de apoio aos serviços. De acordo com as equipes, a situação da cidade está sob controle.
Trabalhos começaram durante o temporal
Desde os primeiros chamados até a manhã desta terça-feira (28), equipes da Defesa Civil, da Ecos e da Semas estão na região do Icaivera para análise técnica dos pontos atingidos, bem como para a limpeza dessas áreas e o atendimento aos moradores que tiveram as casas invadidas pela tempestade. Uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região segue realizando levantamento das famílias afetadas.
O grande volume de chuva causou impactos também em alguns equipamentos de saúde, com ocorrências de médio e baixo impacto. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Imbiruçu, Guanabara, Petrovale e Nova Baden tiveram o fornecimento de luz interrompido durante o temporal. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde recolheu todas as vacinas das referidas unidades. Não houve perda de imunizantes. Nesta manhã (28), a Central de Vacinas repôs o estoque dessas UBSs para garantir a vacinação dos adolescentes de 14 anos sem intercorrências.