O Dia Internacional do Idoso é celebrado em 1º de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 para sensibilizar a população mundial para as questões do envelhecimento, da necessidade de proteção e de cuidados para com esse público. Para comemorar a data, a Prefeitura de Betim promoverá diversas atividades de promoção à saúde e à qualidade de vida dos idosos ao longo do mês de outubro. Durante todas ações serão observadas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19, como distanciamento entre os participantes e uso de máscaras.
Os idosos representam, atualmente, 13% da população total de Betim. De acordo com a referência técnica da saúde do idoso do SUS Betim, Tânia Resende, a população betinense está envelhecendo de forma acelerada e é preciso desenvolver políticas públicas que promovam a qualidade de vida para as pessoas dessa faixa etária. "O envelhecimento está intimamente associado ao processo de fragilização. Contudo, conhecer apenas a idade dos indivíduos e o número de doenças crônicas que ele possui não agrega possibilidades de maior compreensão da situação de saúde e das capacidades do idoso. A saúde na terceira idade deve ser compreendida como a capacidade individual de satisfação das necessidades biopsicossociais, ou seja, do bem estar físico, psicológico (mental e emocional), social, espiritual (sentido para a vida) e ecológico (ambiental), independentemente da idade ou da presença de doenças," ressalta Tânia.
Nesta sexta-feira (1º), a partir das 14h, as secretarias de Assistência Social e de Saúde promovem, juntamente com o Lar Vicentino Divino Ferreira Braga, uma festa com a temática Anos 80 para os residentes, com desfile de moda com roupas de época, distribuição de lembrancinhas e um lanche refrescante, com salada de frutas e sorvete. Outras Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's) da cidade também realizarão ações em comemoração da data.
Ainda no dia 1º, às 14h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Duque de Caxias, será promovida uma roda de conversa sobre direitos e violência contra o idoso. Também será feita a avaliação da funcionalidade do idoso.
Na quarta-feira (6), a partir das 8h, a equipe da UBS Angola promoverá, no Parque de Exposições de Betim, um dia de atividades de promoção à saúde e de recreação para os idosos.
Na UBS Homero Gil, no sábado (16), das 8h às 17h, será realizado o Dia da Feliz Idade para o público acima dos 60 anos, com diversas atividades: entrega da caderneta do idoso; agendamento para liberação do passe livre pela Apromiv; atualização cadastral e Cartão SUS; dia de beleza em parceria com o Instituto Embelleze, com cortes de cabelo gratuitos; atividades físicas com a equipe da Academia da Saúde; Lian Gong e Yoga; avaliação física e teste do equilíbrio com fisioterapeutas; avaliação médica; avaliação nutricional; avaliação de memória com exame mini mental; atualização vacinal; e muitas outras ações. A abertura das atividades contará com uma caminhada liderada pela equipe da Academia da Saúde, com saída da porta da UBS.