A Prefeitura de Betim realiza, no próximo domingo (30), a partir das 7h, a Caminhada Por Elas, mobilização que integra a programação do Agosto Lilás e deve reunir cerca de mil participantes na Praça do Encontro. A iniciativa é gratuita e tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, além de fortalecer a rede de proteção e incentivar a participação da sociedade na construção de uma cidade livre de violência. Para reforçar a identidade da campanha, a organização recomenda, preferencialmente, que os participantes já vão vestidos com uma blusa de tom lilás.
A programação começará com a abertura oficial e a concentração dos participantes na Praça do Encontro, com recepção do público e organização da caminhada. Em seguida, às 8h, será realizada a caminhada, com saída da praça do Encontro, deslocando até o Parque Felisberto e em seguida retornando ao local de concentração. Na largada, poderá ser realizado um efeito visual com fumaça na cor lilás, conforme a viabilidade técnica e as normas de segurança aplicáveis.
Após a caminhada, a programação contará com apresentações culturais e musicais, manifestações artísticas, serviços gratuitos de cabelo e maquiagem, além de outras atividades de mobilização e conscientização relacionadas à campanha Agosto Lilás. O evento será encerrado oficialmente após as atividades culturais.
A secretária geral do município, Vitória Paiva, ressaltou que o enfrentamento à violência contra a mulher deve ser um compromisso coletivo e destacou a importância do trabalho integrado entre os órgãos que compõem a rede de proteção do município. “O Agosto Lilás reforça que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma responsabilidade de toda a sociedade. Em Betim, fortalecemos a parceria entre os órgãos que integram a rede de proteção, unindo esforços para acolher, proteger e garantir direitos às mulheres vítimas de violência. Essa união é fundamental para construirmos uma cidade cada vez mais segura e livre da violência.”
Para Robert Lopes de Almeida, Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarcas de Betim, e um dos organizadores da caminhada,o enfrentamento à violência contra a mulher precisa mobilizar toda a sociedade. “No próximo domingo, toda a população de Betim está convidada a participar da Caminhada Por Elas. Será um momento de união para reforçarmos que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma responsabilidade de toda a sociedade. Cada pessoa presente ajudará a fortalecer essa mensagem e demonstrará que essa é uma causa que diz respeito a todos nós. Esperamos vocês na Praça do Encontro para caminharmos juntos por uma cidade mais segura, justa e livre de violência contra a mulher.
A Caravana dos Esportes estará presente na Praça do Encontro de 8h às 12h. Profissionais do Programa Viva o Esporte realizarão atividades de futsal, vôlei e basquete, livre para todas as idades e gratuitamente.
A Guarda Municipal de Betim estará presente durante todo o evento, garantindo a segurança dos participantes e contribuindo para que a programação ocorra de forma tranquila e organizada.
Operação de trânsito terá interdições pontuais durante a Caminhada Por Elas
A Prefeitura de Betim realizará uma operação especial de trânsito durante o evento. A caminhada está prevista para ocorrer das 8h às 9h30, com saída da Praça do Encontro, deslocamento até o Parque Felisberto e retorno ao ponto de origem.
As interdições viárias ocorrerão somente durante o horário de circulação dos participantes, de forma pontual e progressiva, acompanhando o trajeto da caminhada. Não haverá bloqueios antecipados antes do início do deslocamento.
Para evitar transtornos, a orientação é que motoristas evitem os trechos utilizados pela caminhada entre 8h e 9h30 e programem seus deslocamentos com antecedência. Como alternativas, os condutores poderão utilizar vias dos bairros Angola e Jardim da Cidade, observando a sinalização e as orientações dos agentes responsáveis pela operação que estarão no local. Após a passagem dos participantes, os trechos serão liberados gradualmente ao tráfego.
Programação
7h - Concentração
7:30h - Solenidade e alongamento
8h às 9h30 - Realização da caminhada, com a saída da Praça do Encontro, deslocamento até o Parque Felisberto Neves e retorno a Praça do Encontro
9h30 - Atividades culturais
12h - Encerramento