Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Betim - MG e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Parcialmente nublado
Quarta-feira10
27°
14°
Notícias
MAI
21
21 MAI 2026
ESPORTES
Atletas de Betim disputam competição nacional de atletismo paralímpico em Natal
receba notícias

Cinco atletas do Programa Viva o Esporte representarão Betim entre os dias 21 e 23 de maio no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, uma das principais competições de base e desenvolvimento do paradesporto brasileiro. O evento será realizado em Natal (RN), na pista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e deve reunir cerca de 500 competidores de diversas regiões do país.

Promovido e homologado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Meeting Paralímpico percorre diferentes estados brasileiros com o objetivo de ampliar a participação de atletas em competições oficiais, revelar novos talentos e registrar marcas válidas para os rankings nacionais. A competição também funciona como porta de entrada para torneios de maior expressão no cenário nacional e internacional.

A delegação betinense será composta por oito integrantes. A equipe técnica conta com os treinadores paralímpicos Vinícius Lima e Luciene Santana. Entre os atletas estão Diego Pereira, atleta com deficiência visual, acompanhado pelo atleta-guia Rafael Prado; Bruno Santana e Lorena Souza, atletas com deficiência física; e Gracielle Isaú e Felipe Araújo, representantes da categoria de baixa estatura.

Além da experiência competitiva, os resultados obtidos nas provas serão decisivos para a classificação ao Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, previsto para novembro. Na categoria adulta, por exemplo, apenas os oito melhores atletas do ranking nacional garantem vaga na competição. O desempenho também poderá credenciar os competidores para pleitear a Bolsa Atleta e buscar índices para o Open Internacional e para o Circuito Paralímpico, competição de alto rendimento que integra a trajetória de atletas com potencial para futuras edições dos Jogos Paralímpicos, incluindo Los Angeles 2028.

Para Diego Pereira, a participação no Meeting representa mais uma oportunidade de evolução esportiva e preparação para novos desafios.

“É muito importante representar Betim e o Programa Viva o Esporte em uma competição desse nível. Também é uma oportunidade de competir em uma cidade com clima diferente do que estamos acostumados, com mais umidade e temperaturas elevadas. Isso contribui para nossa preparação e nos ajuda a compreender melhor como o corpo reage em diferentes condições de prova”, destaca o atleta.

O secretário municipal de Esportes, Wellinton de Abreu, o Sapão, ressalta a importância da participação da delegação no evento.

“Ver nossos atletas atravessando o país para competir em uma competição oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro é motivo de orgulho para toda a cidade. Esse trabalho demonstra o compromisso de Betim com a inclusão, o desenvolvimento do paradesporto e a formação de atletas capazes de competir em alto nível. Temos certeza de que nossos representantes levarão o nome de Betim com excelência ao Nordeste”, afirma.

A participação da equipe reforça o investimento contínuo da Prefeitura de Betim no esporte inclusivo, ampliando oportunidades para atletas com deficiência e fortalecendo o município como referência no desenvolvimento do paradesporto em Minas Gerais.


 
Seta