A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte recebeu, nesta terça-feira (27), a visita de monitoramento do Hospital do Coração (HCor), como parte das ações do Projeto Boas Práticas, iniciativa voltada à qualificação da gestão clínica e dos processos assistenciais no Sistema Único de Saúde (SUS). As equipes da unidade participaram das atividades, apresentaram os resultados alcançados e contribuíram para o fortalecimento das ações em andamento.
A agenda contou com atividades ao longo de todo o dia, com foco na avaliação das ações já implementadas, análise de indicadores e fortalecimento das estratégias de melhoria contínua. A visita foi uma etapa estratégica para discutir os avanços do eixo de implementação do projeto, além de alinhar fluxos, protocolos e intervenções que impactam diretamente a qualidade do atendimento prestado à população.
Segundo a diretora de Urgência e Emergência, Ana Elisa Silva, “o Projeto Boas Práticas tem como objetivo qualificar, na prática, a gestão clínica na linha de atenção à cardiologia e às urgências cardiovasculares, por meio do uso de ferramentas conectadas, monitoramento de indicadores e da implementação de diretrizes assistenciais em Cardiologia, Sepse Adulto e Acidente Vascular Cerebral (AVC)”.
A proposta contempla a implementação e o acompanhamento contínuo dos processos assistenciais, com foco na melhoria do cuidado, por meio de reportes mensais dos atendimentos realizados na UPA Norte, organização de fluxos, definição de protocolos e mensuração de indicadores. Essa atuação integrada fortalece os processos de trabalho, amplia a segurança assistencial e contribui para melhores desfechos clínicos aos pacientes.
Participaram do projeto a gestão médica, de enfermagem e lideranças da unidade, com ênfase na adoção de protocolos clínicos, uso da telemedicina, como o tele-eletrocardiograma, e capacitação permanente dos profissionais, com o objetivo de reduzir a mortalidade, otimizar recursos e qualificar o atendimento em situações de urgência e emergência.
O Projeto Boas Práticas é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, no âmbito do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS), e com o HCor, que é mantido pela Associação Beneficente Síria, levando ao SUS a experiência de hospitais de excelência, aliada ao uso de tecnologia, protocolos assistenciais e inovação na gestão do cuidado.