A Prefeitura de Betim realiza, nesta semana, duas ações de caráter educativo promovidas pela Guarda Municipal. Na quarta-feira (10), será realizada uma blitz na Praça do Ceabe, das 13h às 14h, voltada à prevenção do assédio contra mulheres no transporte coletivo da cidade. Já na sexta-feira (12), das 8h30 às 10h30, o Grupamento de Apoio e Prevenção Escolar (GAPE) visitará estabelecimentos no entorno da Praça do Brasiléia para orientar comerciantes sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.
Durante a primeira blitz, que tem como tema “Ponto final: aqui, o assédio não tem lugar”, equipes distribuirão panfletos nos ônibus do transporte convencional e de baixa capacidade, contendo os canais de denúncia disponíveis, como o telefone 153 da Guarda Municipal, o número da Ouvidoria da Mulher de Betim (3512-4983) e os contatos da rede de atendimento especializada do município. Cartazes da campanha também foram fixados em ônibus e micro-ônibus que circulam pela cidade.
A iniciativa, que ocorre pela segunda vez neste ano, busca fortalecer a cultura de prevenção e a proteção à integridade das pessoas, incentivando a construção de um ambiente mais seguro e respeitoso para todas e todos que utilizam o transporte público em Betim. Além disso, a blitz pretende estimular a mudança de comportamento, ampliar o acesso à informação e encorajar denúncias de assédio, reforçando que esse tipo de violência não deve ser tolerado em nenhum espaço.
Blitz do GAPE
A segunda blitz ocorre na sexta-feira (12), no entorno da Praça do Brasiléia, onde os agentes do GAPE conscientizarão comerciantes sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.