Betim mostrou mais uma vez que vem se destacando no futsal estadual. Depois do time sub-11 se tornar vice-campeão do Metropolitano de Futsal 2025, agora foi a vez das equipes sub-12 e sub-15 da Prefeitura de Betim/Viva o Esporte conquistarem a classificação inédita para a final da Liga Mineira de Futsal.
A vaga na decisão do torneio aconteceu na última segunda-feira (17), no Ginásio Poliesportivo Divino Braga. A equipe sub-12 de Betim venceu o Magnum, de BH, por 3 a 1 e assim garantiu a classificação para a final do sub-13, já que a Liga Mineira não teve disputa na categoria sub-12 neste ano.
E a equipe sub-15 de Betim garantiu sua classificação para a final ao vencer também o Magnum, de BH, por 3 a 0. As finais da Liga Mineira nessas categorias ainda não têm data nem local para serem realizadas.
Segundo as treinadoras do sub-15, Fernanda Oliveira Silva e Priscila Daiane de Souza, as duas equipes de Betim se destacaram no torneio. Na categoria sub-15, o time da cidade conseguiu avançar para a final de forma invicta, sem perder nenhum jogo. Já a equipe sub-12, mesmo disputando uma categoria acima, também conseguiu ir evoluindo na competição até se classificar para a grande decisão.
O secretário de Esportes, Welinton Sapão, comemorou a classificação inédita das equipes de Betim na Liga Mineira. "Depois do sub-11 disputar uma final contra o Atlético no Campeonato Metropolitano no mês de outubro, é muito bom ver que o futsal está fazendo história em outras competições, como a Liga Mineira. Esse resultado mostra que, quando investimos no talento dos nossos atletas, os resultados aparecem. Quero fazer um agradecimento especial ao prefeito Heron Guimarães que, com a sua sensibilidade, atendeu ao nosso pedido e investiu na equiparação salarial dos professores de educação física do Viva Esporte com os valores de mercado, além de ajudar na ampliação do programa. Quero também agradecer aos atletas do futsal e aos treinadores Fernanda Oliveira Silva, Priscila Daiane de Souza e Márcio Pinheiro Barreto pelo empenho. Juntos, estamos transformando o esporte em Betim", declarou.
Viva o Esporte
O Viva o Esporte atende cerca de cinco mil alunos em diferentes modalidades, oferecendo não apenas a prática esportiva, mas também suporte multidisciplinar. O programa, que se consolidou como um dos mais importantes espaços de formação de atletas e de promoção da inclusão social através do esporte, é executado através de uma parceria entre a Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal dos Esportes, e o Instituto Ramacrisna, organização que há mais de 65 anos oferece projetos de qualificação profissional, aprendizagem, esportes, cultura e lazer na região do Vianópolis.