Duas atletas de Betim brilharam no Campeonato Brasileiro de Pommsae 2025, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 17 e 19 de outubro, e voltaram para casa com uma medalha de ouro e uma de bronze na bagagem.
Ana Júlia, que já integra a Seleção Brasileira da modalidade, faturou o ouro na categoria trio e o bronze individual. Já Júlia Mikaela, que disputou o torneio pela primeira vez, ficou em 17º lugar em uma das categorias mais difíceis, a sub-30 . Elas foram convocadas para representar a seleção mineira na competição no fim de setembro, juntamente com o treinador Julio Cesar Ferreira Fernandes. O poomsae é uma técnica do taekwondo que envolve uma sequência de movimentos de ataque e defesa, que simula um combate sem um adversário real. O objetivo é mostrar as habilidades como precisão técnica e fluidez.
Segundo o superintendente de Esportes Especializados da Secretaria Municipal de Esportes, o grão-mestre Wellis Pinheiro, o resultado das atletas betinenses foi maravilhoso. “Esse foi o Campeonato Brasileiro que a Ana Júlia faturou mais medalhas. Ela, inclusive, já garantiu a classificação para o Gram Sland 2026, que é a seletiva nacional para formação da equipe brasileira que disputará os jogos internacionais. Já a Júlia disputou pela primeira vez o Brasileiro da sua carreira. Tenho certeza de que as duas têm chances de conseguir ótimos resultados para Betim”.
O secretário municipal de Esportes, Welinton Sapão, destacou que as medalhas conquistadas pelas atletas no campeonato nacional demonstram o investimento que a prefeitura tem feito no esporte da cidade. "É um grande orgulho. Isso mostra que, quando apostamos no talento dos nossos atletas e no trabalho sério e comprometido, somos capazes de promover a transformação através do esporte. Quero mais uma vez parabenizar às nossas duas betinenses, além dos treinadores Wellis e Júlio, pelo empenho e dedicação. Seguimos firmes a orientação do nosso prefeito Heron Guimarães de incentivar cada vez mais a prática esportiva e dar oportunidades para todos se aprimorarem através do esporte", afirmou.
Viva o Esporte
O Viva o Esporte atende cerca de cinco mil alunos em diferentes modalidades, oferecendo não apenas a prática esportiva, mas também suporte multidisciplinar. O programa, que se consolidou como um dos mais importantes espaços de formação de atletas e de promoção da inclusão social através do esporte, é executado através de uma parceria entre a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes, e o Instituto Ramacrisna, organização que há mais de 65 anos oferece projetos de qualificação profissional, aprendizagem, esportes, cultura e lazer na região do Vianópolis.