Encontro reunirá cirurgiões-dentistas e profissionais da microrregião para alinhar fluxos de atendimento e ampliar a integração entre os serviços de saúde
O câncer bucal, que inclui os tumores de lábios e cavidade oral, ainda apresenta alta incidência no Brasil e no mundo. Frequentemente diagnosticado em estágios avançados, o que reduz as chances de cura e limita as opções de tratamento, ele exige atenção especial das redes de saúde. A detecção precoce e o encaminhamento oportuno dos casos são fundamentais para melhorar o prognóstico, reduzir a mortalidade e garantir um cuidado mais efetivo.
Com esse propósito, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima segunda-feira (20) o Seminário de Integração da Rede de Atenção à Saúde (RAS): Linha de Cuidado em Lesões Bucais, das 8h30 às 17h, no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo da Prefeitura.
O encontro tem como objetivo alinhar os fluxos de referência e contrarreferência entre os municípios da microrregião de saúde de Betim, garantindo que os pacientes com suspeita de lesões bucais sejam encaminhados com agilidade para diagnóstico, com realização de biópsias no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e, quando necessário, para o atendimento hospitalar cirúrgico de lesões benignas.
O seminário é resultado de pactuação estabelecida na Comissão Intergestores Bipartite Microrregional (CIB Micro) e busca fortalecer a integração entre os serviços de saúde, tornando o atendimento mais resolutivo, ágil e humanizado. Além da discussão sobre fluxos assistenciais, o evento contará com uma capacitação técnica voltada aos cirurgiões-dentistas, abordando condutas clínicas e estratégias de manejo e identificação precoce de lesões bucais suspeitas.
A programação é voltada para cirurgiões-dentistas de todos os níveis de atenção e profissionais do sistema de regulação, tanto de Betim quanto dos oito municípios da microrregião: Bonfim, Crucilândia, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Piedade dos Gerais e Rio Manso.