Betim abre consulta pública sobre Diretrizes Clínicas de Planejamento Familiar e Reprodutivo
A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu na terça-feira (16) a Consulta Pública para construção e validação das Diretrizes Clínicas para a Atenção ao Planejamento Familiar e Reprodutivo. O processo segue até o dia 15 de outubro de 2025 e tem como objetivo ampliar a participação social na qualificação da atenção à saúde reprodutiva no município.
Podem enviar contribuições profissionais de saúde, gestores, estudantes, representantes da sociedade civil, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais interessados. O documento preliminar, que reúne recomendações para orientar o trabalho das equipes e serviços, está disponível no endereço: https://www.betim.mg.gov.br/portal/diario-oficial/ver/3865.
As sugestões devem ser enviadas exclusivamente pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/bxY57kKZ6ep55gzW7. Em caso de dúvidas ou solicitações adicionais, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: mulherbetim2020@gmail.com.
A proposta das diretrizes é qualificar e humanizar o atendimento em saúde reprodutiva no SUS de Betim, fortalecendo a autonomia das pessoas em suas escolhas e garantindo o acesso seguro a métodos contraceptivos, informações e acompanhamento. O documento também reforça os direitos sexuais e reprodutivos como parte essencial do cuidado integral à saúde.
Após o período de contribuições, a equipe técnica da Secretaria de Saúde fará a análise das sugestões recebidas e divulgará um relatório de resultados, junto com a versão final das diretrizes, no Órgão Oficial do Município e no site oficial da Prefeitura de Betim.