Os atletas do Programa Viva o Esporte, da Prefeitura de Betim, se destacaram no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo, realizado entre os dias 10 e 14 de setembro, em Aracaju, capital de Sergipe. O evento bateu recorde de competidores: foram mais de dois mil, vindos de vários estados do Brasil e valeu pontuação para o ranking nacional e vaga para o Grand Slam 2026, que é a seletiva nacional para formação da equipe brasileira que disputará os jogos internacionais.
A delegação de Betim, formada por oito atletas, sendo dois treinadores, conquistou uma medalha de prata na categoria cadete feminino e três de bronze nas categorias juvenil e master. Com o resultado, já garantiram vaga para o Grand Slam a atleta Karollyne Victoria Fernandes e o treinador Wellis Pinheiro. Já Júlio Cesar e Rafael Henrique Almeida Ferreira, que conquistaram também medalha de bronze, pontuaram no ranking nacional e ainda têm chances de classificação.
Os treinadores Wellis Pinheiro e Ralph Eufrasio destacaram que os atletas betinenses ainda vão disputar outras duas competições este ano e assim podem garantir vaga na seletiva nacional: o Campeonato Brasileiro de Poomsae, que acontecerá em outubro, e a Copa Brasil de Taekwondo, que ocorrerá em novembro, em Porto Alegre.
O secretário municipal de Esportes, Welinton Sapão, destacou que o resultado da delegação de Betim é expressivo e demonstra o investimento que a prefeitura tem feito no esporte da cidade. "Esse pódio e a classificação para o Grand Slam 2026 mostram que, quando apostamos no talento dos nossos atletas, no trabalho sério e comprometido, somos capazes de promover a transformação através do esporte. Quero mais uma vez parabenizar os nossos treinadores e atletas pelo empenho e dedicação. Seguimos firmes a orientação do nosso prefeito Heron Guimarães de incentivar a prática esportiva e dar oportunidades aos nossos atletas e assim temos obtido resultados como esse que nos enche de orgulho", afirmou.
Viva o Esporte
O Viva o Esporte atende cerca de cinco mil alunos em diferentes modalidades, oferecendo não apenas a prática esportiva, mas também suporte multidisciplinar. O programa, que se consolidou como um dos mais importantes espaços de formação de atletas e de promoção da inclusão social através do esporte, é executado através de uma parceria entre a Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal dos Esportes, e o Instituto Ramacrisna, organização que há mais de 65 anos oferece projetos de qualificação profissional, aprendizagem, esportes, cultura e lazer na região do Vianópolis.
Resultado
Campeonato Brasileiro de Taekwondo
Medalhas conquistadas
1 medalha de prata
3 de bronze