A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência Municipal de Defesa Civil, realiza, nesta terça-feira (16), na sede do Instituto Ramacrisna, no bairro Santo Afonso, duas apresentações de uma peça teatral especialmente voltada para o público infantil. O objetivo é mostrar, de forma lúdica e educativa, o projeto “Pequenos Defensores”, que será implantado na unidade no próximo ano. As apresentações acontecem no próprio instituto, às 10h e às 13h.
A peça é um diálogo interativo entre uma criança e um agente da Defesa Civil. Na encenação, a criança identifica uma situação de risco - como um galho prestes a cair - e recebe do agente todas as orientações sobre como agir e sobre o trabalho da Defesa Civil no município. A iniciativa busca despertar nas crianças a consciência para a prevenção de desastres e a importância de atuar como multiplicadoras da cultura de proteção e defesa civil.
Para a superintendente de Defesa Civil de Betim, Suellen Reis, a peça teatral é uma forma leve e divertida de introduzir as crianças ao tema da prevenção de desastres e à importância da Defesa Civil. “Queremos que elas se reconheçam como protagonistas da proteção do seu território, entendendo que pequenos gestos, como avisar sobre um galho que pode cair ou um ponto de alagamento, fazem toda a diferença para evitar acidentes. Essa iniciativa é o primeiro passo para engajar os futuros participantes do projeto Pequenos Defensores, que será desenvolvido aqui no próximo ano, fortalecendo a cultura de prevenção desde a infância”, afirma.