Treinamento busca qualificar agentes e fortalecer o atendimento às vítimas com base na Lei Maria da Penha
A Prefeitura de Betim realiza, por meio da Guarda Municipal, entre os dias 9 e 11 de setembro, a capacitação “Atuação com Perspectiva de Gênero no Combate à Violência Doméstica”, com ênfase na Lei Maria da Penha. O treinamento, coordenado pela Patrulha de Proteção à Mulher, acontecerá na Escola do Servidor, no Centro Administrativo Papa João Paulo II, das 8h às 17h, e reunirá 25 agentes das Guardas Civis Municipais de Pará de Minas, Nova Lima e Santa Luzia.
O objetivo é aperfeiçoar as habilidades técnicas e táticas dos guardas para o atendimento de ocorrências de violência doméstica e intrafamiliar, garantindo um acolhimento mais humanizado, seguro e eficaz às vítimas, fortalecendo a confiança da população e contribuindo para a redução de riscos e reincidência dos casos.
Conteúdo programático
Durante os três dias de formação, os participantes terão acesso a três módulos:
-
Módulo 1: Fundamentos, Papel do Agente de Segurança Pública e Polícia Comunitária;
-
Módulo 2: Rede de Apoio, Protocolos e Fluxos de Encaminhamento de Vítimas de Violência;
-
Módulo 3: Prevenção, Técnicas de Escuta Ativa e Autocuidado.
O curso será ministrado por profissionais da Guarda Municipal de Betim e por uma especialista convidada:
-
Weslei Almeida - subcomandante da Guarda Municipal de Betim e multiplicador em Polícia Comunitária;
-
Walison Ferreira - subinspetor da Guarda Municipal de Betim, psicólogo clínico e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Polícia Comunitária e Cidadã;
-
Rafaela Ramiro Silva - guarda municipal e especialista em Direito e Segurança Pública;
-
Nayara Souza - guarda municipal e especialista em Gestão de Segurança Pública e Direito da Mulher;
-
Marcele Barros - psicóloga especialista em Psicologia Escolar e Educacional, Dependência Química e Neuropsicologia, mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo.
“O compartilhamento de conhecimento é fundamental para o aprimoramento da segurança pública, e a Guarda Municipal de Betim está preparada para ofertar esta capacitação de qualidade, que abordará os principais aspectos da violência doméstica e os protocolos de atuação mais eficazes. Isso é possível graças à formação proporcionada aos nossos agentes, sua formação pessoal, bem como à experiência nas ações de prevenção e repressão realizadas no trabalho institucional. Tenho certeza de que esta integração trará novas experiências e que, ao colaborar com nossas instituições irmãs, contribuiremos significativamente para o fortalecimento da segurança pública”, afirma a comandante da Guarda Municipal de Betim, Midiã Fernandes.