Começou a maior edição da história dos Jogos Estudantis de Betim (JEB). Mais de 100 partidas estão sendo realizadas nesta sexta (4) e sábado (5) no antigo Clube da Fiat, que foi todo revitalizado pela Prefeitura de Betim para ser a casa da 35ª edição do JEB. Antes do início dos jogos, a Prefeitura de Betim, através das Secretarias Municipais de Esportes e Educação, realizou a abertura da competição na quinta (4), em uma cerimônia que lotou o Ginásio Poliesportivo Divino Braga e atraiu cerca de 5 mil alunos-atletas e profissionais das escolas participantes do evento.
A 35ª edição do JEB tem recorde de escolas inscritas - 88 no total - e de alunos/atletas. Mais de 8.600 estudantes vão competir nos 45 dias de jogos, que estão realizados pela primeira vez no antigo Clube da Fiat, hoje Stellantis, no bairro Jardim Petrópolis. Para ser a casa oficial desse evento esportivo, o espaço foi todo revitalizado pela Prefeitura de Betim.
As partidas no antigo Clube da Fiat começaram nesta sexta (5) e continuam neste sábado (6), sempre das 8h às 18h. No feriado (7) não haverá jogos no Clube da Fiat. A partir da próxima semana, os confrontos vão acontecer toda sexta, sábado e domingo, durante 45 dias, sempre das 8h às 18h. Os estudantes estão disputando provas em modalidades individuais - como atletismo, xadrez, tênis de mesa, judô e taekwondo - e coletivas, como futsal, basquete, handebol, vôlei de quadra, vôlei de praia e peteca. As modalidades paralímpicas incluem atletismo e bocha.
Para tornar o evento mais dinâmico, o calendário de disputas foi reorganizado: em vez de três meses de duração - como ocorreu nos últimos anos -, os jogos serão concentrados em pouco mais de 45 dias, otimizando a logística para alunos, professores e organização. As disputas das modalidades vão acontecer de forma simultânea. Com isso, a previsão de término do JEB é no dia 5 de outubro. A tabela com os jogos está sendo divulgada pela Secretaria Municipal de Esportes toda semana para as escolas participantes. A organização do JEB espera um público rotativo de cerca de 6 mil pessoas por dia no clube, entre alunos inscritos e público em geral.
Abertura
A cerimônia de abertura do JEB, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Divino Braga na quinta (4), foi marcada por várias apresentações e teve como destaque a apresentação oficial do mascote eleito por voto popular, o polvo "Tentacolino", da Escola Municipal Vereador Rafael Barbizan. O concurso para escolha do mascote oficial mobilizou estudantes da cidade. Os desenhos enviados pelas escolas passaram por etapas de seleção escolar, análise da comissão organizadora e votação popular no site da Prefeitura de Betim. Além da apresentação do mascote, a cerimônia de abertura teve o desfile dos representantes das 88 escolas participantes; o acendimento da pira e pronunciamento das autoridades, abrindo oficialmente os jogos.
Revitalização do Clube da Fiat
Um dos espaços esportivos mais completos da cidade, o antigo Clube da Fiat foi totalmente revitalizado pela prefeitura nesta semana para receber a 35ª edição dos Jogos Estudantis de Betim (JEB 2025). As intervenções garantem conforto, segurança e qualidade para os alunos-atletas das 88 escolas inscritas nesta que será a maior edição da história do evento. O espaço - que conta com ampla infraestrutura, que inclui três quadras de futsal, duas de basquete e um ginásio poliesportivo, além de uma pista de atletismo - recebeu intervenções em todas as áreas esportivas, incluindo melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, nova pintura, recuperação de quadras e vestiários, além da construção de uma quadra de vôlei de areia.
Referência
O secretário municipal de Esportes, Welinton Sandro de Abreu, o Sapão, ressaltou que essa edição do JEB está sendo um marco na história do esporte escolar de Betim. “Estamos vivendo um momento histórico. O Ginásio Divino Braga ficou lotado para a abertura do JEB 2025, e o início dos jogos estudantis no antigo Clube da Fiat também está um sucesso. Estamos empenhados em fazer desta edição a maior que Betim já viu, seguindo a orientação do nosso prefeito Heron Guimarães, que viabilizou a utilização do Clube da Fiat, que tem uma estrutura incrível e foi todo revitalizado para receber os jogos. Unimos forças com a Secretaria da Educação e outras pastas da prefeitura para transformar os jogos em um projeto coletivo, com foco no futuro dos nossos jovens e na transformação por meio do esporte”, concluiu.
A secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, destacou o caráter formativo do evento: “O JEB não é apenas uma competição esportiva. É uma experiência pedagógica que promove valores como respeito, disciplina, superação e trabalho em equipe. Ver tantos estudantes envolvidos nos jogos é a prova de que o esporte é uma poderosa ferramenta de educação e de cidadania. Estamos muito felizes em viver este momento histórico para Betim”, afirmou.