Pela primeira vez na história, os Jogos Estudantis de Betim acontecerão no antigo Clube da Fiat, que foi todo revitalizado pela Prefeitura de Betim para receber o evento esportivo
A maior edição da história dos Jogos Estudantis de Betim (JEB) vai começar. A Prefeitura de Betim, através das Secretarias Municipais de Esportes e Educação, realiza a cerimônia de abertura da competição na próxima quinta-feira, 4 de setembro, às 13h, no Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga, no bairro Angola.
São esperadas para o evento cerca de 5 mil pessoas, entre alunos, professores e representantes da comunidade escolar das 88 instituições de ensino participantes da competição. A 35ª edição do JEB tem recorde de escolas inscritas - 88 no total - e de alunos/atletas. Serão mais de 8.600 estudantes que vão competir nos 45 dias de jogos, que acontecerão pela primeira vez no antigo Clube da Fiat, hoje Stellantis, no bairro Jardim Petrópolis. Para ser a casa oficial desse evento esportivo, o espaço foi todo revitalizado pela Prefeitura de Betim.
A cerimônia de abertura do JEB que acontece no Ginásio Poliesportivo será marcada por várias apresentações que visam ressaltar o espírito olímpico entre os alunos. Dentre as atrações, estão o show de ginástica artística das alunas do programa Viva o Esporte e a revelação do mascote dos jogos, que foi escolhido por voto popular. Estavam concorrendo o Betinho, o Salu e o Tentacolino. Logo em seguida, acontecerá o desfile dos representantes das 88 escolas participantes; o juramento dos atletas; o acendimento da pira e pronunciamento das autoridades, abrindo oficialmente os jogos.
As partidas começam já na sexta-feira, dia 5 de setembro, no antigo Clube da Fiat. Os confrontos vão acontecer toda sexta, sábado e domingo, durante 45 dias, sempre das 8h às 18h. Os estudantes disputarão provas em modalidades individuais - como atletismo, xadrez, tênis de mesa, judô e taekwondo - e coletivas, como futsal, basquete, handebol, vôlei de quadra, vôlei de praia e peteca. As modalidades paralímpicas incluirão atletismo e bocha.
Para tornar o evento mais dinâmico, o calendário de disputas foi reorganizado: em vez de três meses de duração - como ocorreu nos últimos anos -, os jogos serão concentrados em pouco mais de 45 dias, otimizando a logística para alunos, professores e organização. As disputas das modalidades vão acontecer de forma simultânea. Com isso, a previsão de término do JEB é no dia 5 de outubro. A tabela com os jogos será divulgada pela Secretaria Municipal de Esportes toda semana para as escolas participantes. A organização do JEB espera um público rotativo de cerca de 6 mil pessoas por dia no clube, entre alunos inscritos e público em geral.
Mascote dos Jogos Escolares de Betim
O concurso para escolha do mascote oficial mobilizou estudantes da nossa cidade que estão engajados nos Jogos Estudantis. Foram recebidos desenhos de diferentes estilos, que passaram por etapas de seleção escolar, análise da comissão organizadora e votação popular no Instagram da Prefeitura de Betim. Os finalistas foram o “Betinho”, da E M Antônio D’ Assis Martins, o “Salu”, da E.M. José Salustiano Lara, e o “Tentacolino”, da E M Vereador Rafael Barbizan. Já temos o mascote vencedor. Ele será apresentado oficialmente durante a cerimônia de abertura, quando também será revelado o boneco que já está em fase final de confecção. Com o slogan “Unidos pelo Esporte, Movidos pela Paz”, a proposta busca reforçar valores de integração, criatividade e identidade cultural em torno dos Jogos Estudantis de Betim.
Alimentação
Já com relação à alimentação durante os jogos, foi planejada toda uma estrutura para atender atletas e o público que for acompanhar os jogos. Os alunos que participarem dos jogos receberão um lanche logo após a disputa da partida. Além disso, a Secretaria Municipal de Esportes firmou uma parceria com a Associação dos Barraqueiros de Betim para disponibilizar food trucks no clube para a comercialização de alimentos para o público em geral, incentivando com essa iniciativa, além do esporte, a economia da cidade.
Revitalização do Clube da Fiat
Um dos espaços esportivos mais completos da cidade, o antigo Clube da Fiat foi totalmente revitalizado pela prefeitura nesta semana para receber a 35ª edição dos Jogos Estudantis de Betim (JEB 2025). As intervenções garantirão conforto, segurança e qualidade para os alunos-atletas das 88 escolas inscritas nesta que será a maior edição da história do evento. O espaço - que conta com ampla infraestrutura, que inclui três quadras de futsal, duas de basquete e um ginásio poliesportivo, além de uma pista de atletismo - recebeu intervenções em todas as áreas esportivas, incluindo melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, nova pintura, recuperação de quadras e vestiários, além da construção de uma quadra de vôlei de areia.
Entre os destaques das intervenções estão pintura e demarcação da pista de atletismo, substituição de louças sanitárias, fornecimento de equipamentos esportivos, recuperação dos sistemas de iluminação e revitalização de edificações de apoio, como posto médico e salão de festas. Toda a área esportiva também recebeu a instalação de pontos de hidratação para os alunos.
Referência
O secretário municipal de Esportes, Welinton Sandro de Abreu, o Sapão, ressaltou que, mais do que uma competição, a 35ª edição do JEB representa um novo modelo de gestão esportiva em Betim. “Estamos empenhados em fazer desta edição a maior que Betim já viu, seguindo a orientação do nosso prefeito Heron Guimarães, que viabilizou a utilização do Clube da Fiat, que tem uma estrutura incrível e foi todo revitalizado para receber os jogos. Unimos forças com a Secretaria da Educação e outras pastas da prefeitura para transformar os jogos em um projeto coletivo, com foco no futuro dos nossos jovens e na transformação por meio do esporte. Tenho certeza de que vamos fazer história”, concluiu.
A secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, destacou o caráter formativo do evento: “O JEB não é apenas uma competição esportiva. É uma experiência pedagógica que promove valores como respeito, disciplina, superação e trabalho em equipe. Ver tantos estudantes envolvidos nos jogos é a prova de que o esporte é uma poderosa ferramenta de educação e de cidadania. Estamos muito felizes em viver este momento histórico para Betim”, afirmou.
Tradição que atravessa gerações
Criados em 1966, os jogos escolares de Betim (JEB) fazem parte da história esportiva e educacional da cidade. Inicialmente disputados na avenida Juscelino Kubitschek, no Centro, os JEBs passaram a acontecer nas escolas a partir de 1976. Em 1990, foram oficializados no Complexo Esportivo do Horto, com organização conjunta das secretarias de Esportes e de Educação. Em 2025, a competição estreia uma nova sede: o antigo Clube da Fiat.