O Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga recebe, neste fim de semana, a 34ª Copa Betim Open de Judô, uma das maiores e mais tradicionais competições do calendário mineiro, reconhecida nacionalmente e que reúne atletas de várias regiões do Brasil. O torneio é realizado pela Academia de Judô Águia Branca, em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, através da Secretaria Municipal de Esportes, e com a Associação Brasileira de Judô Inclusivo (ABJI).
Em 2024, cerca de mil atletas participaram e, na edição deste ano, são esperados ainda mais judocas de diversas partes do país, realizando assim uma grande celebração do judô brasileiro. No sábado (30), o torneio terá início às 9h, e começa com a realização do judô inclusivo. O evento, que conta com a supervisão da Associação Brasileira de Judô Inclusivo (ABJI), terá a participação de atletas nos segmentos paralímpico, surdolímpico, special olympics e for all, promovendo assim diversidade e inclusão no tatame.
Logo depois, acontecem duas competições: a de Divisão Aspirante, voltada para iniciantes (até faixa amarela), nas categorias sub-13, sub-15 e sub-18; e o Torneio Principal, em que acontecem disputas de alto nível técnico em todas as categorias: sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21 e Sênior. O objetivo da Divisão Aspirante é proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento dos novos talentos.
Já no domingo (31), a Copa realizará um Festival Educativo voltado para os pequenos judocas do sub-5 ao sub-11, com atividades lúdicas e pedagógicas que estimulam a formação esportiva. Depois será realizada a Competição de Kata, que consiste na demonstração de golpes de judô, mostrando os princípios fundamentos das técnicas da modalidade. Essa disputa, realizada em duplas, é reconhecida oficialmente pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e pela Federação Mineira Judô (FIJ), reforçando a tradição e a técnica do judô. A premiação de cada prova será feita assim que terminar cada competição.
O secretário municipal de Esportes, Welinton Sandro de Abreu, o Sapão, destacou que a Copa Betim Open de Judô vai transformar Betim no centro do judô nacional durante dois dias de intensas atividades. "Será um evento esportivo incrível, que trabalhará desde o nível técnico dos atletas até valores como superação, respeito e espírito esportivo. E o fato da nossa cidade estar sediando mais uma edição dessa competição é uma demonstração de que voltamos a colocar Betim no cenário esportivo nacional e internacional. Só neste ano, já recebemos a Copa América de Vôlei, o Legends Game Brasil e o Circuito Mineiro de Vôlei de Praia Sub-23. Seguindo assim a orientação do nosso prefeito Heron Guimarães, estamos trazendo novamente as grandes competições para a nossa cidade, fortalecendo assim o esporte no município", ressaltou.
Serviço:
34ª Copa Betim Open de Judô
30 e 31 de agosto de 2025, a partir das 9h
Local: Ginásio Poliesportivo Divino Braga
(Rua Redelvin Andrade, nº 300 – Bairro Angola – Betim/MG).
Programação:
Sábado (30)
- Judô Inclusivo – conta com a participação de atletas nos segmentos Paralímpico, Surdolímpico, Special Olympics e For All, promovendo diversidade e inclusão no tatame.
- Divisão Aspirante – voltada para iniciantes (até faixa amarela), nas classes Sub-13, Sub-15 e Sub-18, proporcionando um ambiente adequado para o desenvolvimento dos novos talentos.
- Torneio Principal – disputas de alto nível técnico em todas as classes: Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21 e Sênior.
Domingo (31)
- Festival Educativo (domingo) – para os pequenos judocas do Sub-5 ao Sub-11, com atividades lúdicas e pedagógicas que estimulam a formação esportiva.
- Competição de Kata (domingo) – apresentações oficiais reconhecidas pela CBJ e FIJ, em que os atletas fazem a demonstrações de golpes do judô.