Os atletas de Betim deram um show de talento na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizada entre os dias 11 e 16 de agosto, em Araguari, no Triângulo Mineiro. Nesta fase do torneio que envolveu as modalidades do judô, atletismo, taekwondo e tênis de mesa, a delegação de Betim voltou com 33 medalhas na bagagem, sendo 6 de ouro, 9 de prata e 18 de bronze. Com esse resultado, Betim garantiu mais quatro atletas na disputa dos Jogos Escolares Brasileiros, que acontecem em outubro, e dois para os Jogos da Juventude, que ocorrem em Brasília, em setembro.
O JEMG reúne alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. Na etapa estadual, os atletas betinenses se destacaram especialmente nas artes marciais. No Judô, foram duas medalhas de ouro, cinco de prata e 12 de bronze. E no taekwondo, eles também se destacaram, com 2 ouros, 3 pratas e cinco de bronze, além de mais um primeiro lugar conquistado por um atleta da Academia Alcateia. A delegação de Betim ainda saiu com 2 medalhas no atletismo e uma no tênis de mesa.
Além dessa competição realizada em Araguari, a etapa estadual do JEMG ainda continua acontecendo com atletas de outras modalidades nos próximos dias. Agora, nesta semana, entre os dias 18 e 23 de agosto, acontecem os jogos paralímpicos em Poços de Caldas. A delegação de Betim já tinha conquistado 23 medalhas no início de agosto em Pará de Minas, quando competiram no vôlei de praia e wrestling (antiga luta olímpica).
O secretário municipal de Esportes, Welinton Sandro de Abreu, o Sapão, celebrou as medalhas conquistadas em mais essa etapa do JEMG e parabenizou os atletas e professores. "Estamos trabalhando muito para ampliar as oportunidades no esporte, incentivando especialmente o esporte escolar, seguindo assim a orientação do nosso prefeito Heron Guimarães. Quero também agradecer à secretária de Educação, Marilene Pimenta, pelo apoio e parceria, e à nossa colaboradora Edna Guimarães, que acompanhou a delegação e deu total apoio para os nossos competidores. Tenho certeza de que, com esse resultado no JEMG, esses estudantes voltaram ainda com mais determinação para a competição nacional. E na próxima semana vamos iniciar o maior JEB da história de Betim, que tenho certeza será um grande sucesso", afirmou.
Viva o Esporte
Parte dos alunos que competiram no JEMG fazem parte do programa Viva o Esporte, que é executado através de uma parceria entre a Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal dos Esportes, e o Instituto Ramacrisna, organização que há mais de 65 anos oferece projetos de qualificação profissional, aprendizagem, esportes, cultura e lazer na região do Vianópolis.
Ranking de medalhas - Betim no JEMG (Etapa Estadual):
Atletismo: 1 prata e 1 bronze
Tênis de mesa: ouro
Judô: 2 ouros, 5 pratas e 12 bronzes (19 medalhas)
Taekwondo: 3 ouros, 3 pratas e cinco bronze (11)