A Prefeitura de Betim implantou, de janeiro até o início deste mês, 12 novas vagas exclusivas para idosos e 40 vagas para Pessoas com Mobilidade Reduzida (PMR) em diferentes regiões da cidade. Com a ampliação, o município passa a contar agora com 109 vagas de estacionamento para os PMRs, e 82 vagas para os idosos. As intervenções foram realizadas pela Empresa de Construções, Obras e Serviços (Ecos), que reforçou a sinalização vertical com a instalação de placas para regulamentar o estacionamento para os diferentes condutores.
As regionais Centro, Teresópolis, Vianópolis e Imbiruçu ganharam novas vagas nas entradas de estabelecimentos comerciais e equipamentos públicos, como: UBSs e centros de saúde; escolas e creches; casas de repouso e Instituição de Longa Permanência para Idosos.
Os locais de estacionamento estão sinalizados com placas de trânsito indicando seu público correto - idosos ou pessoas com mobilidade reduzida - e as vagas poderão ser utilizadas apenas por veículos que possuírem a credencial de estacionamento, que deve estar em local visível no veículo.
Como solicitar a credencial
A credencial de estacionamento é um documento emitido gratuitamente, com validade em todo o território nacional. Para solicitar, é necessário que o beneficiário compareça ao setor de credenciais da Diretoria de Transportes e Trânsito da Ecos - no segundo andar do Centro Administrativo.
Para idosos (pessoas com 60 anos ou mais), o solicitante deve apresentar: documento oficial com foto que comprove a idade mínima, e comprovante de residência no município. A credencial tem validade de 5 anos.
Já as pessoas com mobilidade reduzida devem apresentar: documento oficial com foto, comprovante de residência em Betim, e laudo médico que ateste a deficiência com comprometimento da mobilidade, informando o CID. Em casos de deficiência permanente, a credencial tem validade de 5 anos. Já quando a mobilidade reduzida é temporária, a credencial segue o prazo do laudo médico - limitado ao tempo máximo de um ano.
Em caso de furto ou roubo de credencial, o beneficiário deve apresentar um boletim de ocorrência detalhado para emissão gratuita de 2ª via. Em casos de extravio, perda ou deterioração da credencial em razão do tempo de uso, será cobrada taxa no valor de R$12,84 para confecção de nova via.