As atletas Manu e Quemile, do Programa Viva o Esporte, conquistaram seu melhor resultado até agora no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP) – Top 16 ao terminarem a etapa de Cuiabá (MT), realizada entre os dias 16 e 20 de julho, na quinta colocação. Elas chegaram às quartas de final, mas foram superadas pelas campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia – atleta campeã olímpica que também foi revelada pelo Viva o Esporte.
Com o desempenho, a dupla subiu para o oitavo lugar no ranking nacional da temporada. Até então, a melhor marca de Manu e Quemile havia sido a nona posição.
O próximo desafio será a 6ª etapa do CBVP – Top 16, programada para ocorrer entre os dias 6 e 10 de agosto, em Alagoas. Ao todo, o circuito é composto por dez etapas que somam pontos para o ranking brasileiro.
Para o secretário municipal de Esportes, Welinton Abreu, o Sapão, o resultado reforça o potencial das atletas e a qualidade do trabalho técnico desenvolvido no programa. “Estou muito orgulhoso! Nossas atletas enfrentaram ninguém menos que Ana Patrícia, campeã olímpica e revelada aqui no Viva o Esporte. Isso mostra a evolução da Manu e da Quemile, e também o trabalho sério dos professores Giuliano Sucupira e Reinaldo Dantas. Os destaques que temos visto no vôlei de praia, tanto delas quanto de outros atletas, são frutos do investimento que estamos fazendo no esporte e na formação de talentos. Nosso compromisso é seguir avançando”, afirmou.
Outros resultados
Além de Manu e Quemile, outros atletas do Viva o Esporte também participaram da etapa em Cuiabá. Rafaela Fonseca se classificou, pela primeira vez, para o torneio principal da categoria Aberta, mas não avançou na fase de grupos. Já Alex Silveira, que também garantiu vaga na disputa, foi eliminado na mesma fase.