Adesão foi formalizada nesta segunda-feira (7), durante reunião com representantes da entidade
Betim voltou oficialmente a integrar a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). O termo de adesão foi assinado na manhã desta segunda-feira (7), durante reunião no Centro Administrativo da prefeitura, com a presença do presidente da entidade e prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, do vice-presidente da Granbel e prefeito de Florestal, Wagner dos Santos Júnior (Juninho), além de secretários municipais e assessores políticos da entidade.
A reintegração de Betim à associação foi celebrada pelas lideranças presentes. “É um momento muito simbólico. Betim está entre as três principais cidades da região metropolitana, e sua ausência era profundamente sentida. Queremos fortalecer os laços e nos colocamos à disposição para atuar como parceiros de força. Juntos, estamos mais preparados para atender às demandas da população”, destacou o presidente da Granbel, João Marcelo Dieguez.
Durante o encontro, também foi enfatizada a importância da integração entre as secretarias dos municípios para promover a troca de experiências e boas práticas. O prefeito de Florestal, Juninho, ressaltou que a proposta da Granbel é criar um raio-X dos problemas metropolitanos — tanto locais quanto estruturais — e promover o diálogo entre os gestores. “O objetivo é identificar o que precisa as principais demandas dos municípios e também de toda a região, para dialogarmos sobre o que precisa ser resolvido e também sobre o que está funcionando, para compartilhar soluções efetivas”.
Ao reafirmar o compromisso de Betim com o associativismo, o prefeito Heron Guimarães destacou a necessidade de união entre os municípios. “Nenhum município é uma ilha. Fazer parte da Granbel é essencial para que possamos discutir temas estratégicos como transporte metropolitano, o Rodoanel — que está avançando em diálogo com o Estado —, a gestão do Hospital Regional, que atende diversas cidades, e também questões de segurança pública, especialmente nas áreas de divisa”.